O LADO OBSCURO DO MARKETING DE INFLUÊNCIA NA INDÚSTRIA COSMÉTICA: DESVENDANDO SEUS IMPACTOS PSICOLÓGICOS
Palavras-chave:
marketing de influência, cosméticos, influenciadores digitaisResumo
O presente artigo teve como finalidade analisar o marketing de influência (contextualizado nas áreas de Estética e Cosmética), seus conceitos e seus resultados na sociedade. Pretendeu-se estudar casos específicos, trazendo nomes reconhecidos no mercado como Bianca Andrade e Virgínia Fonseca. Assim, trazendo pesquisas (de autoria própria e terceirizadas) para trazer à tona os problemas sociais causados pela massa diária de novos produtos e novas propagandas no mercado, cada vez mais carregadas de Neuromarketing, e como este mercado afeta socialmente a visão e autoestima das pessoas, em especial mulheres. Utilizou-se como método a pesquisa exploratória quantitativa, e estudos de caso, e como resultado observou-se que as pessoas compram, muitas das vezes, pela falsa ideia de necessidade, baseada na ideia de Consumismo (status social e inserção em grupos específicos de pessoas e seus ideais). Sendo assim, retorna-se a ideia inicial de que o Marketing não cria necessidades, e sim desejos. É importante lembrar que, em nenhum momento, o objetivo deste artigo é difamar ou denegrir a imagem do Marketing de Influência. Mas sim, criticá-lo construtivamente, para que se posicione de maneira a contribuir com a evolução da sociedade
Referências
AFP, Redação . Produtos que alisam o cabelo mais que dobram o risco de câncer de útero. O Globo, 2022. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/medicina/noticia/2022/10/produtos-para-alisar-o-cabelo-mais- que-dobram-o-risco-de-cancer-de-utero-alerta-estudo.ghtml. Acesso em: 25 out. 2023.
BRING, Agência . Conheça os 10 principais tipos de Marketing. Agência Bring, 2023. Disponível em: https://www.bring.ag/blog/conheca-os-10-principais-tipos-de-marketing/. Acesso em: 09 ago. 2023.
CURVELO, Rakky. Marketing de Influência. Hubspot, 2022. Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/marketing-de-influencia. Acesso em: 19 out. 2023.
DESCONHECIDO, Autor. Tipos de Marketing Digital. Lecupon, 2023. Disponível em: https://lecupon.com/blog/tipos-de-marketing-digital/. Acesso em: 02 ago. 2023.DE SOUZA, Ivan. Marketing de Influência. Rock Content, 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-influencia/. Acesso em: 05 out. 2023.
PEQUENAS EMPRESAS E GRANDES NEGÓCIOS , Revista. Mulheres Empreendedoras: Virgínia Fonseca e Samara Pink faturam R$168 milhões em 2022 com marca de cosméticos. Pequenas Empresas Grandes Negócios, 2023. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/mulheres-empreendedoras/noticia/2023/01/virginia-fonseca-e-s amara-pink-faturam-r-168-milhoes-em-2022-com-marca-de-cosmeticos.ghtml. Acesso em: 01 set. 2023.