MARKETING CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA NA GESTÃO EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Informação, Comunicação, Marketing científico e InstagramResumo
O presente artigo tem como finalidade averiguar o quanto o excesso de informações impacta o comportamento dos consumidores, considerando a crescente e constante evolução tecnológica e os meios de comunicação. Como objeto de estudo foi utilizado a rede social Instagram de forma geral e o Instagram da Faculdade de Tecnologia Sebrae. O estudo conteve análise bibliográfica para embasamento e principalmente compreender o marketing científico como ferramenta de comunicação, assim como pesquisa com grupo de foco com perfil variado, para identificar a visão do consumidor em relação a rede social em si e do Instagram da instituição de ensino. Com os resultados da pesquisa, foi possível identificar que as pessoas reconhecem que há excesso de informações na plataforma estudada e que propagandas/anúncios também interferem em sua experiência, portanto, o marketing científico pode ser utilizado como ferramenta para uma comunicação mais assertiva.
Referências
ARAÚJO, V. M. R. H.; FREIRE, I.M. A rede Internet como canal de comunicação, na perspectiva da Ciência da Informação. Transinformação, Campinas, v. 8, n. 2, p. 45-55, mai- ago1996. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php /tran sinfo/article/viewFile/1610/1582 >. Acesso em: Junho de 2023.
Bresser-Pereira, Luiz Carlos. Lucro, Acumulação e Crise. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
Brown, M., & Seanr, E. Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. São Paulo: Alta Books, 2018.
DANTAS, D., Como os dados podem anabolizar o marketing corporativo?. Disponível em: www.meioemensagem.com.br. Acesso em: Junho de 2023.
Fatec Sebrae (@fatecsebrae) • Fotos e vídeos do Instagram. Acesso em 10/20233.
FELL, A.F.A. Fundamentos da gestão do conhecimento. Recife. Ed. Universitária da UFPE, 2011.
GREENE, N. Gartner prevê que Inteligência Artificial, Toxicidade Social e Privacidade impactarão o futuro do marketing. Disponivel em: https://gazeta dasemana .com.br/ noticia/99814/gartner-preve-que-inteligencia-artificial-toxicidade-social-e-privacidade-impactarao- o-futuro-do-marketing#google_vignette. Acesso em: Junho de 2023.
GODIN, S. A VACA: Como transformar o seu negócio e se destacar dos seus concorrentes. São Paulo: Best Business, 2022.
GLADWELL, M./Tradução de Nivaldo Montingelli Jr. Blink: A decisão num piscar de olhos. Rio de Janeiro. Rocco, 2005.
HSM. Entrevista Philip Kotler 2021. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc ument/ 6223 653/HSM-Entrevista-Philip-Kotler. Acesso em: Agosto de 2023.
KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.
Kotler, P., & Keller, K. L. Administração de Marketing: Análise, Planejamento, Implementação e Controle. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 14ª Ed. 2013.
Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
LAS CASAS, A.L. Marketing: uma introdução. In Marketing:Conceitos, Exercícios e Casos. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
LOH, Stanley. Memória organizacional: como coletar, armazenar e recuperar conhecimentos explícitos e tácitos. Porto Alegre, 2018.
SWAN, J.; SCARBROUGH, H. Knowledge management: concepts and controversies. Journal of Management Studies, 38, 913-921, 2001.
TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009.