O PAPEL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE DE DADOS PARA ESTRATÉGIAS DE MARKETING NA INDÚSTRIA DA MODA DE LUXO
Palavras-chave:
Moda de Luxo, Inteligência Artificial, Análise de Dados, Marketing, ModaResumo
A Inteligência Artificial teve um crescimento considerável nos últimos anos, caindo inclusive no uso diário de pessoas comuns. O presente artigo busca compreender o uso da ferramenta na análise de dados dentro do marketing da Moda de Luxo, bem como os desafios e principais tendências considerando experiências prévias por grandes casas da Moda e o crescimento exponencial da Inteligência Artificial. O principal objetivo do estudo é mapear a evolução do uso da ferramenta e os benefícios de empregá-la em um setor tão exclusivo e personalizado como a Moda de Luxo.
Referências
ACNE STUDIOS. www.acnestudios.com. Disponível em:
<https://www.acnestudios.com/us/en/about/about.html>.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 267 p, il.
BORRELLI, L. Tudo que você precisa saber sobre a história da Gucci antes de assistir ao filme House of Gucci. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2021/11/tudo-que- voce-precisa-saber-sobre-house-gucci-antes-de-assistir-house-gucci.html>. Acesso em: 4 jun. 2024.
BOSTON CONSULTING GROUP. True-Luxury Global Consumer Insights 9 th Edition. [s.l: s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 4 jun. 2024.
DE MEDEIRO, A. et al. Os Impactos da Inteligência Artificial nas Estratégias de Marketing. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos- graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen- negocios/2023/18_Os_Impactos_da_Intelig%C3%AAncia_Artificial_nas_Estrat%C3%A9gia s_de_Marketing.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2024.
DULCI, Luciana Crivellari, MODA E MODAS NO VESTUÁRIO: DA TEORIA CLÁSSICA
AO PLURALISMO DO TEMPO PRESENTE. Setembro, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.137649
EXAME. Gucci vai lançar coleção de NFTs criados com uso de inteligência artificial | Exame. Disponível em: <https://exame.com/future-of-money/gucci-colecao-nfts-criados-inteligencia- artificla/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
FÉDÉRATION FRANÇAISE DU PRÊT À PORTER FÉMININ. 3 questions à Paul Mouginot. Disponível em: <https://pretaporter.com/2022/05/23/3-questions-a-paul-mouginot/>. Acesso em: 4 jun. 2024.
FORBES. The 2020 World’s Most Valuable Brands. Disponível em:
<https://www.forbes.com/the-worlds-most-valuable-brands/#2079d202119c>. Acesso em: 4 jun. 2024.
GUCCI. About Gucci | Gucci Official Site United States. Disponível em:
<https://www.gucci.com/us/en/st/about-gucci>. Acesso em: 4 jun. 2024.
HARREIS, Holger; KOULLIAS, Theodora; ROBERTS, Roger; TE, Kimberly. Inteligência artificial gerativa: um novo futuro para a moda. Feautured Insights, [S. l.], p. 1, 8 mar. 2023. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/destaques/inteligencia-artificial- gerativa-um-novo-futuro-para-a-moda/pt. Acesso em: 29 maio 2024
Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC/UNICAMP), O que são dados. Março, 2002. Disponível em: https://www.ime.unicamp.br/~hildete/dados.pdf
KRÜGER, M. Grife do franco-marroquino Charaf Tajer, Casablanca vira hit internacional com boa dose de escapismo. Disponível em:
<https://oglobo.globo.com/ela/moda/noticia/2021/10/grife-do-franco-marroquino-charaf-tajer- casablanca-vira-hit-internacional-com-boa-dose-de-escapismo-25236343.ghtml>. Acesso em: 7 jun. 2024.
MCKINSEY & COMPANY. The State of Fashion 2024. [s.l: s.n.]. Disponível em:
<https://www.mckinsey.com/industries/retail/our-insights/state-of-fashion#/>. Acesso em: 2 jun. 2024.
Moda: marcas já usam IA Generativa para definir e distribuir coleções. Disponível em:
<https://istoedinheiro.com.br/moda-marcas-ja-usam-ia-generativa-para-definir-e-distribuir- colecoes/>. Acesso em: 2 jun. 2024.
MOURA, LIVIA. Mercado brasileiro de luxo deve movimentar até R$ 133 bilhões em 2030, projeta Bain. Mercado brasileiro de luxo deve movimentar até R$ 133 bilhões em 2030, projeta Bain, São Paulo, p. 1, 12 dez. 2023. Disponível em: https://www.bain.com/pt-br
PACETE, L. G. O que é inteligência artificial generativa? Disponível em:
<https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/05/o-que-e-inteligencia-artificial-generativa/>.
PAPAGIANNIS, H. Acne Studios x Robbie Barrat. Disponível em:
<https://xrgoespop.com/home/acne-studios-x-robbie-barrat>.
RIVIERA, J.; FAST COMPANY. How Warby Parker Supercharged Its Data Science Tools. Disponível em: <https://www.fastcompany.com/3032483/how-warby-parker-supercharged- its-data-science-tools>. Acesso em: 3 jun. 2024.
RODRIGUES DE OLIVEIRA, F.; COLUCCI, R.; SOARES DE ARAÚJO, L. UM ESTUDO
SOBRE A WEB3.0: evolução, conceitos, princípios, benefícios e impactos A STUDY ABOUT WEB3.0: evolution, concepts, principles, benefits and impacts. Interface Tecnológica, 27 nov. 2018.
SILVA, M. O que é Web3? Tudo sobre a nova fase da internet | Exame. Disponível em:
<https://exame.com/future-of-money/o-que-e-web3-tudo-sobre-a-nova-fase-da-internet/>. Acesso em: 6 jun. 2024.
SILVA, Rômulo. Enciclopédia da Conscienciologia, janeiro, 2013. Disponível em: http://reposicons.org/jspui/handle/123456789/3737
STREHLAU, Suzane. O luxo falsificado e suas formas de consumo. São Paulo. Tese de Doutorado. FGV, 2004.
TIBÚRCIO, F. et al. O futuro do digital está na conexão com o real: Metaverso e suas implicações sociais e tecnológicas. [s.l: s.n.]. Acesso em: 6 jun. 2024.