LIDERANÇA POR IMPOSIÇÃO NAS EMPRESAS FAMILIARES BRASILEIRAS

REFLEXÕES SOBRE O PARADIGMA

Autores

  • Cleuza Kazue Sakamoto
  • Vera Lúcia da SIlva

Palavras-chave:

Liderança autoritária, Empresas familiares, Relações de trabalho, Authoritarian leadership, Family business, Labor relations

Resumo

A gestão desenvolvida nas empresas brasileiras familiares ainda hoje demonstra traços do passado histórico que remonta à época escravagista, já que suas lideranças mantém o uso de métodos rígidos e impositivos frente à busca de resultados. Este fato embora torne as empresas competitivas, influencia negativamente os ambientes de trabalho que são constituídos por um clima de frustração e desmotivação.  A liderança por imposição, por sua natureza autoritária, forma um vácuo de descontentamento generalizado presente entre os colaboradores, substituindo a responsabilidade das empresas como formadora de pessoas por um papel social menor, na função de reprodutora de uma cultura coercitiva e inibidora da criatividade e inovação.  As empresas familiares devido as identidades estarem estruturadas a partir da pessoa do fundador têm aplicado este comportamento centralizador com a intenção de transmitir aos seus colaboradores o desejado sentido do poder e do mando, a despeito de perceberem ou não a ruptura que geram no elo de envolvimento e comprometimento de seu capital humano.  Este sistema de relacionamento conduz a uma realização obediente, porém, empobrecida, cuja produtividade se mantém à margem de situações decisórias que excluem novas contribuições por parte daqueles que não se encontram em posições de destaque na ótica do poder. O debate do tema, objetivo do presente artigo, traz à luz reflexões sobre os prejuízos no balancete do planejamento por mais expansão e resultados, almejados pelas organizações brasileiras de tradição familiar.

Referências

MACEDO, José Ferreira de. Sucessão na Empresa Familiar: Teoria e Prática. São Paulo: Nobel, 2009.

KRAUSE, Werther Maynard. Chefia – Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1978.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Volume II, 6ª edição revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

ETZIONI, Amitai. Modern Organizations. Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1964.

KRAUSZ, Rosa R. Compartilhando o poder nas organizações. Nova Edição Revista e Atualizada. São Paulo: Nobel, 1991.

PINSKY, Jaime. A Escravidão no Brasil. 21º edição. São Paulo: Contexto, 2010.

ALCADIPANI, Rafael. A Raiz da Decepção. Você S.A. Novembro, 2013.p.129.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Características de negócios familiares. Disponível em:< http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Conhe%C3%A7a-as-caracter%C3%ADsticas-de-neg%C3%B3cios-familiares >. Acesso em: 06 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-05