EXPLORANDO ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Iago França Pereira Bueno
  • Laura Casari de Farias
  • Rafaela do Valle Costa
  • Sidioney Onézio Silveira

Palavras-chave:

otimização, empreendedorismo, inteligência artificial

Resumo

A implementação de soluções de inteligência artificial (IA) em pequenas empresas impulsiona a eficácia da gestão empresarial. A IA automatiza tarefas aumentando a eficiência e liberando tempo para atividades estratégicas. Além disso, a análise avançada de dados proporciona insights para tomada de decisão informada, identificando padrões, prevendo tendências e antecipando necessidades dos clientes. A IA oferece às pequenas empresas a oportunidade de melhorar a gestão, impulsionando a eficiência operacional, a inovação e a competitividade, além de facilitar em muitas partes às operações empresariais. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma análise baseada em estudos de casos e uma pesquisa com uma amostra de oitenta e cinco pequenos empreendedores sobre áreas em que o uso de IA pode levar a otimização, também é apresentado como realizar a implementação bem-sucedida, o planejamento, investimento nessas tecnologias e os principais desafios de micro e pequenas empresas e porque ainda poucos utilizam essas tecnologias.

Biografia do Autor

Iago França Pereira Bueno

FATEC SEBRAE

Laura Casari de Farias

FATEC SEBRAE

Rafaela do Valle Costa

FATEC SEBRAE

Sidioney Onézio Silveira

FATEC SEBRAE

Referências

ALBERTIN, L. Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de administração pública, Rio de Janeiro, 2008, p. 1-28, Abr. 2008. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/rap/a/37B3xwwvmvw5bnVzJRXyXLD/?format=pdf&lang=pt.> Acesso em: 25 abr. 2024

BAGGIO, D.; GAVRONSKI, I.; DE LIMA, V. Z. (2019). Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Revista de Ciências da Administração, Fortaleza, v. 25, n. 3, p. 1-14, set./dez.

BHARADIYA, J. The Impact of Artificial Intelligence on Business: Opportunities and Challenges. European Journal of Technology, Vol. 7, Issue 2, pp 15-25, 2023.

D’HAEN, J., & POEL, D. van D. Model-Supported Business-to-Business Prospect Prediction Based on an Iterative Customer Acquisition Framework.” INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT, edited by P. La Placa, vol. 42, no. 4, Elsevier, 2013,

DAVENPORT, T. H.; RONANKI, R. Artificial Intelligence for the Real World. Harvard Business Review, Boston, v. 97, n. 1, 2019, p. 108-116.

CENTRO DE ENSINO EMPRESARIAL LTDA. Qual a diferença entre Gestão Empresarial e Administração? Disponível em: <https://blog.ceem.com.br/qual-a-diferenca-entre-gestao-empresarial-e-administracao/>. Acesso em: 26 abr. 2024

LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

LUSTOSA, V. O Estado da Arte em Inteligência Artificial. Revista Digital da CVA - Ricesu, v. 2, n. 8, 2004.

PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 3ª reimpressão, Michael E. Porter; tradução de Elizabeth Maria de pinho Braga.

ROVANI, Andressa. Inteligência artificial, oportunidade real. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, v. 414, p. 34-51, fev. 2024

SANTOS, Gilamara. IA: aliada do pequeno negócio. Revista PB 2023. Disponível em: <https://revistapb.com.br/tecnologia/ia-aliada-do-pequeno-negocio/>. Acesso em 25 abr. 2024

SCHWAB, K. The fourth industrial revolution. New York: Crown Business, 2017.

SEBRAE, Conheça o ChatGPT e saiba como ele pode ajudar a operar sua empresa (2023). Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-chatgpt-e-saiba-como-ele-pode-ajudar-a-operar-sua-empresa,69a9f3acc7996810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em: 25 abr. 2024

SOUZA S.R. O uso da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing para pequenos negócios. Revista E&S. 2023; 4: e20230052. Disponível em: https://api.abdi.com.br/file-manager/upload/files/Mapa_da_Digitaliza%C3%A7%C3%A3o_das_MPEs_Brasileiras__1___1_.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024

WRIGHT, Peter; J. KROLL, Mark; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 433 p. v. 4. ISBN 978-85-224-2357-6.

Downloads

Publicado

2025-05-24