EXPLORANDO ESTRATÉGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA OTIMIZAÇÃO DA GESTÃO EMPRESARIAL EM PEQUENAS EMPRESAS
Palavras-chave:
otimização, empreendedorismo, inteligência artificialResumo
A implementação de soluções de inteligência artificial (IA) em pequenas empresas impulsiona a eficácia da gestão empresarial. A IA automatiza tarefas aumentando a eficiência e liberando tempo para atividades estratégicas. Além disso, a análise avançada de dados proporciona insights para tomada de decisão informada, identificando padrões, prevendo tendências e antecipando necessidades dos clientes. A IA oferece às pequenas empresas a oportunidade de melhorar a gestão, impulsionando a eficiência operacional, a inovação e a competitividade, além de facilitar em muitas partes às operações empresariais. Dessa forma, o presente estudo apresenta uma análise baseada em estudos de casos e uma pesquisa com uma amostra de oitenta e cinco pequenos empreendedores sobre áreas em que o uso de IA pode levar a otimização, também é apresentado como realizar a implementação bem-sucedida, o planejamento, investimento nessas tecnologias e os principais desafios de micro e pequenas empresas e porque ainda poucos utilizam essas tecnologias.
Referências
ALBERTIN, L. Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de administração pública, Rio de Janeiro, 2008, p. 1-28, Abr. 2008. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/rap/a/37B3xwwvmvw5bnVzJRXyXLD/?format=pdf&lang=pt.> Acesso em: 25 abr. 2024
BAGGIO, D.; GAVRONSKI, I.; DE LIMA, V. Z. (2019). Inovação aberta: uma vantagem competitiva para pequenas e médias empresas. Revista de Ciências da Administração, Fortaleza, v. 25, n. 3, p. 1-14, set./dez.
BHARADIYA, J. The Impact of Artificial Intelligence on Business: Opportunities and Challenges. European Journal of Technology, Vol. 7, Issue 2, pp 15-25, 2023.
D’HAEN, J., & POEL, D. van D. Model-Supported Business-to-Business Prospect Prediction Based on an Iterative Customer Acquisition Framework.” INDUSTRIAL MARKETING MANAGEMENT, edited by P. La Placa, vol. 42, no. 4, Elsevier, 2013,
DAVENPORT, T. H.; RONANKI, R. Artificial Intelligence for the Real World. Harvard Business Review, Boston, v. 97, n. 1, 2019, p. 108-116.
CENTRO DE ENSINO EMPRESARIAL LTDA. Qual a diferença entre Gestão Empresarial e Administração? Disponível em: <https://blog.ceem.com.br/qual-a-diferenca-entre-gestao-empresarial-e-administracao/>. Acesso em: 26 abr. 2024
LAKATOS, EVA MARIA. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 8. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
LUSTOSA, V. O Estado da Arte em Inteligência Artificial. Revista Digital da CVA - Ricesu, v. 2, n. 8, 2004.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2ª Edição, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 3ª reimpressão, Michael E. Porter; tradução de Elizabeth Maria de pinho Braga.
ROVANI, Andressa. Inteligência artificial, oportunidade real. Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, v. 414, p. 34-51, fev. 2024
SANTOS, Gilamara. IA: aliada do pequeno negócio. Revista PB 2023. Disponível em: <https://revistapb.com.br/tecnologia/ia-aliada-do-pequeno-negocio/>. Acesso em 25 abr. 2024
SCHWAB, K. The fourth industrial revolution. New York: Crown Business, 2017.
SEBRAE, Conheça o ChatGPT e saiba como ele pode ajudar a operar sua empresa (2023). Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/conheca-o-chatgpt-e-saiba-como-ele-pode-ajudar-a-operar-sua-empresa,69a9f3acc7996810VgnVCM1000001b00320aRCRD>. Acesso em: 25 abr. 2024
SOUZA S.R. O uso da Inteligência Artificial nas estratégias de marketing para pequenos negócios. Revista E&S. 2023; 4: e20230052. Disponível em: https://api.abdi.com.br/file-manager/upload/files/Mapa_da_Digitaliza%C3%A7%C3%A3o_das_MPEs_Brasileiras__1___1_.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024
WRIGHT, Peter; J. KROLL, Mark; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 433 p. v. 4. ISBN 978-85-224-2357-6.