MARKETING VERDE E LOGÍSTICA ESG: COMO O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR ESTÁ MOLDANDO A SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
Palavras-chave:
Marketing verde, Logística ESG (meio ambiente, sociedade e governança), Comportamento do consumidorResumo
O presente artigo aborda a crescente importância da sustentabilidade nos negócios, especialmente no contexto do marketing verde e da logística ESG, e como esses aspectos estão interligados para influenciar o comportamento do consumidor. A metodologia envolve a aplicação de questionários estruturados para coletar dados sobre a percepção dos consumidores em relação ao marketing verde e a logística sustentável. Os resultados deste estudo têm o potencial de fornecer insights valiosos para empresas que buscam adotar práticas sustentáveis e se destacar diante dos consumidores. Ao compreender melhor a interação entre marketing verde, logística e comportamento do consumidor, as empresas podem desenvolver melhores estratégias para a aplicação da sustentabilidade e assim obter vantagem competitiva em um mercado cada vez mais consciente.
Referências
AMA - American Marketing Association –. Disponível em: <http://www.marketingpower.com/AboutAMA/Pages/AMA%20Publications/AMA%20Journals/AMAJournals.aspx>. Acesso em 14 abri. 2024
ARAÚJO, T. C. A. Direito Ambiental. Brasília: Fortium, 2007.
ASKER, D. A. MARCAS BRAND EQUITY Gerenciando o Valor da Marca. São Paulo: NEGÓCIO, 1998.
Ballou, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial; tradução Raul Rubenich. 5. ed., Porto Alegre: Bookman, 2006.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: CENGAGE Learning, 2008.
Carter, C. R., & Rogers, D. S. (2008). A framework of sustainable supply chain management: moving toward new theory. International journal of physical distribution & logistics management, 38(5), 360-387.
ESG Radar Report. Publicado em 06 de Novembro de 2023 às 17:16. Disponível em: <https://www.infosys.com/about/esg/insights/esg-radar-report.html>.Acesso em 14 abri. 2024
FERRELL, O. C.; M.D.HARTLINE. Estratégias de Marketing. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
GABRIEL, L. Marketing Verde: o que é e por que ele pode ajudar a melhorar a imagem da sua empresa. Site: Rockcontent blog, 21 dez. 2018. Disponível em: < https://rockcontent.com/br/blog/marketing-verde/ >. Acesso em: 06 abr, 2024.
Habitability, de 7 de janeiro de 2022, O que é ESG e por que ele é muito mais que uma sigla. Site: Habitability. Disponível em: <https://habitability.com.br/entenda-o-que-e-esg-e-por-que-ele-e-muito-mais-que-uma-sigla/?utm_source=google_pago&utm_medium=&utm_content=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw8J6wBhDXARIsAPo7QA-7uJg4UaKsIYQEmnM9NzLCG4ZmRt_reZMfmwIw-1ee_CVF1KfXdW4aAgn4EALw_wcB>.Acesso em 14 abri. 2024
HAWKINS, D. L.; MOTHERSBAUGH, D. L.; J.BEST., R. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
Imlog (2023), ESG: como a logística verde se tornou um critério de escolha nas entregas, disponível em: <https://imlog.com.br/artigos/esg-como-a-logistica-verde-se-tornou-um-criterio-de-escolha-nas-entregas/>, acesso em 25 de abril 2024.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12 ed. 5ª reimp. São Paulo: Pearson Prentice e Hall, 2011.
Lacordaire Sant'ana, Diretor de Tecnologia, ESG é um “caminho sem volta”, Revista do Comércio de 24 de outubro de 2023, Jornal do Comércio, disponível em: <https://sindusfarma.org.br/noticias/empresas-foco/exibir/21239-artigo-esg-e-um-caminho-sem-volta-para-a-logistica-brasileira>Acesso em 14 abril. 2024
MARCELO Socorro Zambon, EDER Moreira de Freitas, GUILHERME Juliani de Carvalho ABORDAGENS ESSENCIAIS DE MARKETING PARA EMPRESAS, REVISTA CIENTÍFICAZOOM BUSINESS REVIEW (ZBR),v. 2, n. 1, janeiro-junho 2023 –ISSN 2764-5142, disponível em: < https://www.zoom.zamboneducacional.com/index.php/zbr/article/view/12/7>, acesso em 25 de abril 2024.
McKinnon, A., Browne, M., & Whiteing, A. (2015). Green logistics: Improving the environmental sustainability of logistics. Third edition 2015, (pp. 3-26), (pp 107-121), (pp 364-371) Disponível em: https://ftp.idu.ac.id/wp-content/uploads/ebook/ip/GREEN%20LOGISTICS/Green%20Logistics_%20Improving%20the%20Environmental%20Sustainability%20of%20Logistics%20(%20PDFDrive%20).pdf>, Acesso em 25 de abri. 2024.
MORAES, G. S. A logística reversa e o marketing verde: ferramentas para a empresa. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-logistica-reversa-e-o-marketing-verde-ferramentas-para-a-empresa>. Acesso em: 16 abri. 2024.
NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
OTTMAN, J. A. Marketing verde. São Paulo: Makron Books, 1994.
SAMARA, B. S.; MORSCH, M. A. Comportamento do consumidor: Conceitos e casos. São Paulo: Pearson, 2005.
Sebrae (2023), Você sabe o que é gestão de resíduos? Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/voce-sabe-o-que-e-gestao-de-residuos,d1bad78448eb7810VgnVCM1000001b00320aRCRD, Acesso em 16 de abri. 2024