MARKETING DE BUSCA E SEO: COMO MARCAS ALCANÇAM O TOPO DOS RESULTADOS DE BUSCA

Autores

  • Ellen Roberta de Oliveira
  • Margarida Miriam da Silva Aguiar
  • Ana Lúcia da Rocha Silva
  • Clayton Pedro Capellari
  • Josenyr Santos Rosa

Palavras-chave:

Marketing de Busca, Search Engine Optimization, Otimização On-Page, Otimização Off-Page, Tráfego Orgânico, Backlinks

Resumo

O marketing de busca e a otimização para mecanismos de busca (SEO) têm papeis fundamentais na estratégia digital de marcas e empresas que procuram se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Cada procura que os consumidores fazem, através dos mecanismos, em busca de informações, produtos e serviços, a visibilidade nas páginas de resultados se torna importante. O foco deste artigo está em como as empresas utilizam técnicas de SEO para alcançar posições de destaque nos resultados de busca, impulsionando o tráfego qualificado e as taxas de conversão. Entendimento de como a pesquisa de palavras-chave, que auxilia na criação de conteúdo relevante, e a otimização on-page, que garante que os elementos das páginas atendam aos critérios dos algoritmos de busca. Além disso, são abordadas estratégias off-page, como link building e marketing de conteúdo, que ajudam a aumentar a autoridade e a relevância do site. A análise de caso apresentado evidencia como uma abordagem integrada de SEO melhora não só a visibilidade, mas também contribui para a construção da imagem da marca e a fidelização do cliente. O estudo destaca, no entanto, a importância da implementação das estratégias de SEO e as mudanças nos algoritmos dos mecanismos de busca e nas necessidades dos usuários.

Biografia do Autor

Ellen Roberta de Oliveira

Aluno Fatec Sebrae

Margarida Miriam da Silva Aguiar

Aluno Fatec Sebrae

Ana Lúcia da Rocha Silva

Orientador

Clayton Pedro Capellari

Orientador

Josenyr Santos Rosa

Orientador

Referências

CASAGRANDE, Eric. Checklist de SEO: As Melhores Práticas de Otimização de Site. SEMrush Blog, 2023. Disponível em https://pt.semrush.com/blog/checklist-de-seo-melhores-praticas/. Acesso em 07 maio 2024.

CASAGRANDE, Eric. Checklist de SEO: Pontuação de SEO: 3 passos para impulsionar o SEO do seu site. SEMrush Blog, 2023. Disponível em https://pt.semrush.com/blog/pontuacao-de-seo/. Acesso em 15 maio 2024.

CASAGRANDE, Eric. O que é SEO: estratégias para chegar ao topo do Google. SEMrush Blog, 2022. Disponível em https://pt.semrush.com/blog/o-que-e-seo/. Acesso em 04 abril 2024.

CHAFFEY, Dave; CHADWICK, Fiona Ellis. Digital Marketing: Estratégia, Implementação e Prática. 8 ed. Editora Pearson, 2022.

CLAKE, Adam. SEO 2021: Learn Search Engine Optimization with Smart Internet Marketing Strategies. 1° ed. CreateSpace, 2021.

ENGE, Eric; SPENCER, Stephan; STRICCHIOLA, C. Jessie; FISHKIN, Rand; BATTELLE, John. A Arte de SEO. 2° ed. São Paulo, Novatec Editora, 2012.

Equipe SEO.com. Um guia para aumentar a presença on-line de sua marca. SEO.com 2024. Disponível em https://www.seo.com/pt-br/blog/increase-online-presence/. Acesso em 6 junho 2024.

GABRIEL, Martha. SEM e SEO: Dominando o Marketing de Busca. 2° ed. São Paulo, Novatec Editora, 2012.

INFOMONEY. Ranking lista 100 empresas mais valiosas do mundo; veja quais são elas. Disponível em https://www.infomoney.com.br/business/ranking-lista-100-empresas-mais-valiosas-do-mundo-veja-quais-. Acesso em 20 de outubro de 2024.

JERKOVIC, I. John. Guerreiro SEO: Técnicas essenciais para aumentar a visibilidade na Web. 1° ed. São Paulo, Novatec Editora, 2010.

KELLER, Kevin; MACHADO, Marcos. Gestão Estratégia de Marcas. 1ª ed. São Paulo: Pearson Universidades, 2005.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: Do tradicional ao Digital, Rio de Janeiro, Editora Sextante, 2017.

KOTLER, Philip; KELLER, L. Kevin. Administração de Marketing. 14° ed. São Paulo, Pearson, 2012.

LYONS, Kelly. SEO On-Page: um guia completo e prático, SEMrush 2022. Disponível em https://pt.semrush.com/blog/seo-on-page/. Acesso em 16 abril 2024.

RATCLIFF, Christopher. Technical SEO checklist: a webmaster’s guide to on-page optimisation. 2016. Disponível em: https://www.searchenginewatch.com/2016/10/20/technical-seo-checklist-a-webmasters-guide-to-on-page-optimisation/. Acesso em 19 maio 2024.

SCHWINGEL, Maurício. Guia SEO técnico. Conversion Blog, 2024. Disponível em: https://www.conversion.com.br/blog/guia-seo-tecnico/. Acesso em: 01 out. 2024.

SEMRUSH. Aprendendo SEO técnico. SEMrush Blog, 2024. Disponível em: https://pt.semrush.com/blog/aprendendo-seo-tecnico/. Acesso em: 01 out. 2024.

SEO.COM. Technical SEO Basics: A guide to optimizing your website's technical aspects. SEO.com, 2024. Disponível em: https://www.seo.com/pt-br/basics/technical/. Acesso em: 02 out. 2024.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação.

ed. rev. atual. Florianopolis, SC: UFSC, 2005.

STEPHAN, Abbey. 12 exemplos de SEO para inspirar sua estratégia. SEO.com 2023. Disponível em https://www.seo.com/pt-br/blog/seo-examples/. Acesso 02 junho 2024.

SULLIVAN, Danny. Search Engine Watch: Search Engine History. 2001. Disponível em: http://www.searchenginewatch.com/Article/2048974/Search-Engine-History. Acesso em: 10 maio 2024.

TRIBUTINO, Daniele. Saiba como dominar os tipos de SEO: guia para a conquista digital, Escola de E-commerce 2023. Disponível em https://www.tray.com.br/escola/tipos-de-seo/. Acesso em 15 maio 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-24