VALORES UNIVERSAIS E PERCEPÇÕES HUMANAS NO CONSUMO
Palavras-chave:
Valores universais, psicomarketing, antropomarketing, neuromarketing, semiótica, natureza humana, comportamento do consumidor, estratégias de marketingResumo
Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise bibliográfica do tema "valores universais e percepções humanas no consumo" e tópicos relacionados, como psicomarketing, antropomarketing, neuromarketing e a influência da semiótica no marketing. Também foi investigada a natureza humana e os aspectos metafísicos que fundamentam o comportamento do consumidor. A pesquisa analisou estudos para explorar como os valores humanos universais, baseados em questões filosóficas, culturais e existenciais, moldam o consumo e os processos de tomada de decisão. Uma revisão bibliográfica revelou como os avanços históricos, as mudanças culturais e a compreensão da essência humana se entrelaçam com a formação de valores, impactando o comportamento do consumidor de forma significativa.
Esses valores universais atuam conectando as motivações pessoais e as expectativas sociais, influenciando diretamente a forma como os indivíduos interagem com marcas e produtos, e como essas interações refletem na construção de identidade. Além disso, a pesquisa abordou como as estratégias de marketing modernas se utilizam desses valores para criar conexões emocionais e cognitivas com os consumidores. Atualmente, esses valores, aliados ao entendimento cultural, psicológico, filosófico e metafísico, servem como base para estratégias de marketing, que buscam conectar marcas e consumidores de maneira mais profunda e significativa, promovendo fidelidade, satisfação e atendendo às necessidades em um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado.
Referências
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. Trad. Alexandre Corrêa. Alexandria Católica, 2017. Disponível em: https://sumateologica.wordpress.com/wp-content/uploads/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf. Acesso em: 29 out. 2024.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Gama Kury. Distrito Federal: Editora Universidade de Brasília, 1985. ISBN: 85-230-0049-6.
BERKELEY, George. A Treatise concerning the Principles of Human Knowledge. Indiana, EUA: Hackett Publishing Company, 1982.
BLACKWELL, Roger D.; MINARD, Paul W.; ENGEL, James F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BRANCO, Daniel Castelo. Antropomarketing: A influência da cultura no comportamento do consumidor. Piauí, 2005.
BRIDGER, Darren. Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1ª ed. 4ª reimp. São Paulo: Autêntica Business, 2021.
COSTA, Camila Oliveira; ARAÚJO, Vitor Barbosa de; SANTOS, Lúcia Pereira. A atuação do Marketing no subconsciente dos consumidores. 2013.
FRANÇA, Vera Regina Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.
HAUWANGA, Israel Dollo; BOBEK, Vito; HORVAT, Tatjana. Developing a context specific model in the euro zone for data security within the financial system in anticipation for digital currencies and blockchain. International Journal of Diplomacy and Economy, v. 6, n. 2, p. 121-138, 2020. Inderscience Enterprises Ltd.
HOEBEL, E. A. Adamson; FROST, Everett L. Antropologia Cultural e Social. São Paulo: Cultrix, 1976.
HOFSTEDE, Geert e BOND, Michael Harris. “The Confucius Connection: From Cultural Roots to Economic Growth”. Organizational Dynamics, 1988.
JESUS, Thayana; RIANELLI DE BRITO, Regina; VAZ, Jorge; FERNANDEZ, Alexandre. Neuromarketing: a ciência aplicada ao consumo. Rio de Janeiro, 2015.
JUSTO, Carmen Silvia Porto Brunialti; MASSIMI, Marina. Contribuições da Psicologia para a área do Marketing e do conceito de Consumidor: uma perspectiva histórica. Revista Psicologia e Saúde, v. 9, n. 2, maio/ago. 2017. Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia.
KEEGAN, Warren J.; GREEN, Mark C. Princípios de Marketing Global. São Paulo: Saraiva, 2003.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução: Sonia Midori Yamamoto. Revisão técnica: Iná Futino Barreto, Edson Crescitelli. Coordenação de casos: Iná Futino Barreto. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2018.
KOTLER, Philip. Marketing 5.0. 2ª ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: verdades e mentiras sobre por que compramos. Tradução: Marcello Lino. Rio de Janeiro: HarperCollins, 2016.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. 4ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
MASLOW, Abraham H. Motivation and personality. 2ª ed. Michigan: Harper & Row, 1970.
MONDIM, Battista. O homem, quem é ele? Elementos de Antropologia Filosófica. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 1997.
MURDOCK, George P. The Common Denominator of Culture. The Science of Man in the World Crisis, ed. Ralph Linton. Nova York, Columbia University Press, 1945.
NASCIMENTO, Roseane Rocha. A influência da psicologia no marketing. 2013.
NÓBREGA, Clemente. Antropomarketing: dos Flintstones à era digital. Rio de Janeiro: Senac, 2002.
NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.
PEREZ, Clotilde. Gestão e semiótica da marca: a publicidade como construção e sustentação. Trabalho apresentado na XXX Intercom 2007 – VII Encontro dos Núcleos de Pesquisa em Comunicação NP Publicidade e Propaganda, Santos, 2007.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 3. ed. New York: Free Press, 1983.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 27ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
SILVA, Fabianna Sá Carneiro da. Psicologia no Marketing. Rio de Janeiro, 2010.
SPINOZA, Baruch. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. ISBN: 978-85-7526-381-5.