LIDERANÇA HORIZONTAL

Autores

  • Claudio Silva

Palavras-chave:

Chefe, Líder, Liderança, Chief, Leader, Leadership

Resumo

Nos tempos modernos as Empresas estão preocupadas com as atitudes dos seus Líderes, hoje o foco da Liderança está na parceria, na participação, no respeito pelos seus liderados, desta forma é fundamental o reconhecimento de posturas positivas, deixar de agir como chefe, que diz “eu” no lugar de “nós”, agir na horizontal e não na vertical.

A proposta deste artigo é mostrar as diferenças do Líder que age na “vertical”, conhecido como Chefe e, Líder que age na “horizontal”, contribuir com técnicas-ferramentas necessárias, para que possam liderar com qualidade e eficiência seus liderados, agindo na horizontal, fator fundamental para o trabalho em Equipe, atendendo as expectativas da Organização em prol de um único objetivo, o crescimento através de uma boa liderança.

Referências

GÓMEZ, Emiliano. Liderança Ética, um desafio do nosso tempo. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

HELLER, Robert. Como Aprimorar a Gestão de Pessoas. São Paulo: Publifolha, 2000.

HESSELBEIN, Frances; GOLDSMITH, Marshall; BECKHARD, Richard. O Líder do Futuro. São Paulo: Futura, 1996.

MARCOUSÉ, Ian; SURRIDGE, Malcolm; GILLESPIE, Andrew. Recursos Humanos: Série Processos Gerenciais. São Paulo; Saraiva, 2013.

MUSSAK, Eugenio. Gestão Humanista de Pessoas: O fator Humano como diferencial Competitivo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KANAANE, Roberto; FILHO, Alécio Fiel; FERREIRA, Maria das Graças. Gestão Pública: Planejamento, Processos, Sistemas de Informação e Pessoas. São Paulo: Atlas, 2010.

KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex, 2008.

Downloads

Publicado

2018-04-05