A PERCEPÇÃO DO DEFICIENTE FISICO SOBRE A INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Flávia Frate
  • Priscila Cecilia de M. Souza
  • Viviane da Silva Coimbra

Palavras-chave:

Deficiente, Trabalho, Oportunidade, Disabled, Work, Opportunity

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos profissionais com alguma deficiência em relação a sua inclusão e verificar se o tratamento que recebem está equiparado aos demais, a fim de analisar se existe igualdade quando se trata de oportunidades de crescimento profissional oferecidos pelo mercado. O principal motivo da escolha deste tema foi a busca de respostas sobre a real intenção das empresas na contratação de profissionais com deficiência física, ou seja, se realmente há a preocupação com o desenvolvimento ou simplesmente cumprem a lei de cotas, segundo a percepção dos pesquisados. O tipo de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e de campo, com 12 questões quantitativas, direcionadas aos próprios profissionais, pois deste modo acredita-se que obtem-se resultados mais próximos da realidade vivida, sem que houvesse nenhum tipo de intervenção ou influência dos empregadores nos resultados. Utilizou-se para embasamento teórico, artigos, livros e pesquisas.  Contudo, averiguou-se que as empresas que promovem ações que visam criar oportunidades e desenvolver profissionais com deficiência física, modificam o ambiente interno e ao mesmo tempo agregam valor à empresa, sendo esta uma atitude que faz parte de uma postura ética. Desta forma também ganham funcionários comprometidos e esforçados, pois profissionais com deficiência tendem a compensar de alguma forma sua limitação, aprimorando e desenvolvendo outras habilidades.

 

Referências

ARAUJO, Janine Plaça; Schmidt, Andréia. A inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: A visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Agosto/2006. Disponível em: http://www.scielo.br. Acessado em: 15/10/2014.

GIORDANO, Blange Warzée. Deficiência e Trabalho: analisando suas representações. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2000.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Disponível em: http://censo2010.ibge.gov.br. Acessado em: 10/10/2014.

MAIA, Ana Cláudia B. Sexualidade e Deficiência. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Disponível em: http://www3.mte.gov.br. Acessado em: 07/11/2014.

PAZ, Ronilson José. As pessoas portadoras de deficiência no Brasil: inclusão social. João Pessoa: Universitária: UPPB, 2006.

SAFADI, Giselle. et al. Sem limites: Inclusão de portadores de deficiência no mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2003.
SCHEUERMANN, Teresinha Helena. A inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 99, abril 2012. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br.Acesso em: 08/11/2014

SILVA, Jorge da; YANNOULAS, Silvia C.; VOGEL, Vera, L. O. Trabalhando com a diversidade no Planfor: raça/cor, gênero e pessoas portadoras de necessidades especiais. São Paulo: UNESP, 2001.


VIANNA, Lucinéia Maria Brunelli Porto; TARDELLI, Paula Gracinda Alves de Souza; ALMEIDA, Luciane Infantini da Rosa. Inclusão e Mercado de Trabalho: uma análise das dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência em ingressar no mercado de trabalho da Grande Vitória (ES).2012. Disponível em: http://revistas.es.estacio.br. Acessado em: 06/11/2014.

Downloads

Publicado

2018-04-05