O USO DO TREND REPORT PARA OTIMIZAÇÃO DE PLANOS DE MARKETING
Palavras-chave:
Plano de marketing, Trend Report, Varejo, Tendências, Marketing plan, Retail, TrendsResumo
O presente artigo visa a identificar e listar os elementos tipológicos de um trend report (relatório de tendência), tendo em vista a sua integração com os respectivos elementos padrões de um plano de marketing, e verificar a aplicabilidade do relatório para uma empresa de representações comerciais de brinquedos, utilitários e decorações para o varejo, a fim de orientá-la a tomar as melhores decisões estratégicas. Para a confecção do plano de marketing da empresa de representações comercias, utilizou-se a estrutura proposta por uma ferramenta online do Sebrae e para análise de tendências foram utilizados os relatórios da Nielsen, Trendwatching, No Varejo e O Negócio do Varejo.
Referências
AMA, American Marketing Association, Definition of Marketing, 2013. Disponí-vel em: < https://www.ama.org/AboutAMA/Pages/Definition-of-Marketing.aspx> Acesso em 13 set. 2015.
ANSOFF, H. I. 1965. Corporate strategy. New York, NY: McGraw-Hill.
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor. São Paulo: EPU - Editora Pe-dagógica e Universitária, 1980.
GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Pionei-ra, 2002.
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Eliminando barreiras para o cresci-mento econômico. Uma atualização com foco no varejo. São Paulo, 2014. Disponí-vel em: <http://www.idv.org.br/docs/Diagnostico-da-informalidade_2014_resumo-livro-IDV-vfinal.pdf> Acesso em 20 de out de 2015.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.
________; KELLER, K L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2010.
________; KELLER, K L. Administração de marketing. 12º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
________. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MARTIN, N. Hábitos de consumo: o comportamento do consumidor que a maioria dos profissionais de marketing ignora. Tradução de Ricardo Bastos Vieira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MARTINS, L. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo: Digerati Books, 2006.
MERRIAM WEBSTER. Dictionary Trend, 2015. Disponível em: <http://www.merriam-webster.com/dictionary/trend>. Acesso em 03 set. 2015
NIELSEN. Continuous Innovation: The Key to Retail Success. Julho, 2014. Dispo-nível em: <http://www.nielsen.com/us/en/insights/reports/2014/continuous-innovation-the-key-to-retail-success.html > Acesso em: 10 set. 2015
NO VAREJO. E-book: O melhor do NRF 2015. Março, 2015. Disponível em:
< http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/nrf> Acesso em 28 set. 2015
RITCHIE, C. Marketing: conceitos essenciais que fazem a diferença. São Paulo: Sa-raiva, 2012.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Click Marke-ting: Estratégia de Mercado Online, 2015. Disponível em: < http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/ > Acesso em 20 out. 2015.
SERRENTINO, A. NRF e Tendências para o Varejo. O Negócio do Varejo. Março, 2015. Disponível em: < http://onegociodovarejo.com.br/nrf-e-tendencias-para-o-varejo/ > Acesso em 16 out. 2015
TOMANARI, S. A. A. Tese de Mestrado. Segmentação de mercado com enfoque em valores e estilo de vida (segmentação psicográfica) – um estudo exploratório. Te-se de Mestrado. Universidade de São Paulo. Brasil, 2003.
TRENDWATCHING. 10 Latin Trends For 2015. Dezembro, 2014. Disponível em: <http://trendwatching.com/pt/trends/10-latin-trends-for-2015/> Acesso em: 22 set. 2015.
ANSOFF, H. I. 1965. Corporate strategy. New York, NY: McGraw-Hill.
BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor. São Paulo: EPU - Editora Pe-dagógica e Universitária, 1980.
GIGLIO, Ernesto. O comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Pionei-ra, 2002.
IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Eliminando barreiras para o cresci-mento econômico. Uma atualização com foco no varejo. São Paulo, 2014. Disponí-vel em: <http://www.idv.org.br/docs/Diagnostico-da-informalidade_2014_resumo-livro-IDV-vfinal.pdf> Acesso em 20 de out de 2015.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.
________; KELLER, K L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2010.
________; KELLER, K L. Administração de marketing. 12º ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
________. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.
MARTIN, N. Hábitos de consumo: o comportamento do consumidor que a maioria dos profissionais de marketing ignora. Tradução de Ricardo Bastos Vieira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
MARTINS, L. Marketing: Como se tornar um profissional de sucesso. 1. ed. São Paulo: Digerati Books, 2006.
MERRIAM WEBSTER. Dictionary Trend, 2015. Disponível em: <http://www.merriam-webster.com/dictionary/trend>. Acesso em 03 set. 2015
NIELSEN. Continuous Innovation: The Key to Retail Success. Julho, 2014. Dispo-nível em: <http://www.nielsen.com/us/en/insights/reports/2014/continuous-innovation-the-key-to-retail-success.html > Acesso em: 10 set. 2015
NO VAREJO. E-book: O melhor do NRF 2015. Março, 2015. Disponível em:
< http://www.portalnovarejo.com.br/index.php/nrf> Acesso em 28 set. 2015
RITCHIE, C. Marketing: conceitos essenciais que fazem a diferença. São Paulo: Sa-raiva, 2012.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Click Marke-ting: Estratégia de Mercado Online, 2015. Disponível em: < http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/ > Acesso em 20 out. 2015.
SERRENTINO, A. NRF e Tendências para o Varejo. O Negócio do Varejo. Março, 2015. Disponível em: < http://onegociodovarejo.com.br/nrf-e-tendencias-para-o-varejo/ > Acesso em 16 out. 2015
TOMANARI, S. A. A. Tese de Mestrado. Segmentação de mercado com enfoque em valores e estilo de vida (segmentação psicográfica) – um estudo exploratório. Te-se de Mestrado. Universidade de São Paulo. Brasil, 2003.
TRENDWATCHING. 10 Latin Trends For 2015. Dezembro, 2014. Disponível em: <http://trendwatching.com/pt/trends/10-latin-trends-for-2015/> Acesso em: 22 set. 2015.
Downloads
Publicado
2018-04-05
Edição
Seção
Artigos