VOCAÇÃO EMPREENDEDORA:

ESTUDO SOBRE PERFIL DOS ESTUDANTES BRASILEIROS DE EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Vagner Donizeti Tavares Ferreira
  • Carlos Donizete Nunes Junior
  • César Daniel Pessoal Santana
  • Diego Uzueli
  • Gabriel Ratto Domiciano
  • João Paulo Roso da SIlva

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Vocação Empreendedora, Negócios, Fatec, Sebrae, Entrepreneurship, Entrepreneurial Vocation

Resumo

Este estudo é um comparativo sobre o perfil e engajamento dos empreendedores brasileiros e dos estudantes com foco em empreendedorismo. O objetivo é analisar, com base em pesquisas já realizadas (dados secundários) e dados obtidos de uma amostragem (dados primários), o perfil dos profissionais atuantes e também o de alunos em uma faculdade focada na gestão de negócios. Com base nas informações obtidas, observou-se que o nível de engajamento dos estudantes é alto e se equipara com o dos gestores atuantes no mercado. O comparativo sinaliza a importância da formação empreendedora e o potencial crescimento proporcionado à economia com qualificação dos profissionais – uma vez que no Brasil, mais de 50% dos novos empreendimentos declaram falência após, até, cinco anos de existência (fator alarmante sobre o despreparo e falta de informações precisas por parte dos gestores egressos).

Referências

ALVARENGA, Antonio Carlos. Logística aplicada: suprimentos e distribuição física. São Paulo: ed. Edgard Blücher - 3ªed, 2000.

CONAJE. Perfil do jovem empreendedor brasileiro. Disponível em: <http://www.conaje.com.br/institucional/1-a-conaje.html>. Acesso em: 22 de maio de 2015.

ENDEAVOR BRASIL. As diversas faces do empreendedorismo no Brasil. Disponível em: <https://endeavor.org.br/as-diversas-faces-do-empreendedorismo-no-brasil/>. Acesso em 12 de maio de 2015.

ENDEAVOR BRASIL. Como as cidades podem ajudar os empreendedores?. Disponí-vel em: <https://endeavor.org.br/como-as-cidades-podem-ajudar-os-empreendedores/>. Acesso em 8 de maio de 2015.

ENDEAVOR BRASIL. Empreendedorismo nas universidades. Disponível em: <https://endeavor.org.br/empreendedorismo-nas-universidades-2014> Acesso em 12 de maio de 2015.

FAAP. Empreendedorismo: a revolução do novo Brasil. Disponível em: <http://www.faap.br/revista_faap/rel_internacionais/empreendedorismo.htm>. Acesso em 3 de maio de 2015.

FATEC. Gestão de negócios e inovação. Disponível em: <http://www.fatecsebrae.edu.br/pdf/cursos/55/gestao-de-negocios-e-inovacao.pdf>. Acesso em 20 de maio de 2015.

FNQ. O retrato do empreendedor brasileiro. Disponível em: <http://fnq.org.br/sala-de-imprensa/clippings/o-retrato-do-empreendedor-brasileiro-pegn>. Acesso em 24 de maio de 2015.

GARRITY, Peter. MBA compacto, matemática aplicada aos negócios. Rio de Janeiro: ed. Campus, 2000.

IBQP. GEM 2014 – Relatório Executivo Brasil. <http://www.ibqp.org.br/upload/tiny_mce/Download/GEM_2014_Relatorio_Executivo_Brasil.pdf>. Acesso em 24 de maio de 2015.

LOPES, Rose Mary A. Educação Empreendedora - Conceitos, modelos e práticas. Edi-tora Elsevier - 2010.

MEC. Educação econômica e empreendedorismo na educação pública: promovendo o protagonismo infanto-juvenil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=8214>. Acesso em: 13 de maio de 2015.

SEBRAE. Perfil do empreendedor brasileiro. Disponível em: <http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Perfil-do-Empreendedor-Brasileiro>. Acesso em 3 de maio de 2015.

SEBRAE-SP. Panorama das MPEs paulistas 2015. Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/biblioteca/EstudosPesquisas/mpes_numeros/book%20de%20pesquisas_mpes%20paulistas_2015_web_v3.pdf>. Acesso em 5 de maio de 2015.

Downloads

Publicado

2018-04-05