A PREOCUPAÇÃO EMPRESARIAL COM A SOCIEDADE
EQUILIBRIO OU OPORTUNISMO?
Palavras-chave:
Equilíbrio, Ética, Oportunismo, Equation, Etichs, Opportunism, Social Responsibility, Utilitarismo, Responsabilidade Social, UtilitarismResumo
O artigo propõe uma reflexão teórica no campo da ética administrativa, mais especificamente sobre as decisões empresariais cujas consequências afetam diversos agentes sociais, como funcionários, fornecedores, clientes, governos e o meio ambiente. O conceito de Responsabilidade Social das empresas, fundamentado no pensamento ético-econômico utilitarista na década de 1950, defende uma postura de equilíbrio entre os próprios interesses e os da comunidade à qual pertencem. Porém, muitas empresas distorcem os fundamentos éticos da responsabilidade e criam programas de benefícios sociais e ambientais de baixo impacto para melhorar sua imagem com o público e diminuir seus impostos de maneira oportunista, fugindo de suas obrigações com a sociedade e com o Estado. Propomos uma análise sobre as relações de tensão entre as decisões que afetam os interesses do agente e de sua comunidade para identificar pontos de proximidade e distância em relação ao discurso ético que fundamenta os marcos teóricos da Responsabilidade Social.
Referências
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril, 1974. (Os Pensadores).
FRIEDMAN, Milton. Essays in positive economics. Chicago: University of Chicago Press, 1953.
HAKIM, Catherine. Capital erótico: pessoas atraentes são mais bem-sucedidas. Rio de Janeiro: Best Business, 2012.
KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
MEGIOLARO, Ana Paula; MEUCCI, Arthur. O código de ética das organizações bancárias: uma análise do discurso ético dos bancos comerciais. Fólio - Revista Científica Digital, Universidade Metodista (Metodista/IPA), v. 1, p. 1-16, 2008.
MOREIRA, José C. T. Usina de valor. São Paulo: Editora Gente, 2009.
PEDROSO, Ediberto. Humanizar a administração com sabedoria e competência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
PEIXOTO, Marina Costa Cruz. Responsabilidade social e impacto no comportamento do consumidor. In: Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Instituto Ethos, 2005. v. IV.
ROSSI, Alice. Caring and doing for others: social responsibility in the domains of family, work, and community. Chicago: University of Chicago Press, 2001.
STUART MILL, John. Utilitarismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na América. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Political writings. Toronto: University of Toronto Press, 1993.