A PREOCUPAÇÃO EMPRESARIAL COM A SOCIEDADE

EQUILIBRIO OU OPORTUNISMO?

Autores

  • Arthur Meucci
  • Clóvis de Barros Filho

Palavras-chave:

Equilíbrio, Ética, Oportunismo, Equation, Etichs, Opportunism, Social Responsibility, Utilitarismo, Responsabilidade Social, Utilitarism

Resumo

O artigo propõe uma reflexão teórica no campo da ética administrativa, mais especificamente sobre as decisões empresariais cujas consequências afetam diversos agentes sociais, como funcionários, fornecedores, clientes, governos e o meio ambiente. O conceito de Responsabilidade Social das empresas, fundamentado no pensamento ético-econômico utilitarista na década de 1950, defende uma postura de equilíbrio entre os próprios interesses e os da comunidade à qual pertencem. Porém, muitas empresas distorcem os fundamentos éticos da responsabilidade e criam programas de benefícios sociais e ambientais de baixo impacto para melhorar sua imagem com o público e diminuir seus impostos de maneira oportunista, fugindo de suas obrigações com a sociedade e com o Estado. Propomos uma análise sobre as relações de tensão entre as decisões que afetam os interesses do agente e de sua comunidade para identificar pontos de proximidade e distância em relação ao discurso ético que fundamenta os marcos teóricos da Responsabilidade Social.

Referências

BARROS FILHO, Clóvis; MEUCCI, Arthur. O executivo e o martelo: reflexões fora da caixa sobre ética nos negócios. São Paulo: HSM, 2013.

BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Abril, 1974. (Os Pensadores).

FRIEDMAN, Milton. Essays in positive economics. Chicago: University of Chicago Press, 1953.

HAKIM, Catherine. Capital erótico: pessoas atraentes são mais bem-sucedidas. Rio de Janeiro: Best Business, 2012.

KOTLER, Philip; ROBERTO, Eduardo L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

MEGIOLARO, Ana Paula; MEUCCI, Arthur. O código de ética das organizações bancárias: uma análise do discurso ético dos bancos comerciais. Fólio - Revista Científica Digital, Universidade Metodista (Metodista/IPA), v. 1, p. 1-16, 2008.

MOREIRA, José C. T. Usina de valor. São Paulo: Editora Gente, 2009.

PEDROSO, Ediberto. Humanizar a administração com sabedoria e competência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
PEIXOTO, Marina Costa Cruz. Responsabilidade social e impacto no comportamento do consumidor. In: Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo: Instituto Ethos, 2005. v. IV.

ROSSI, Alice. Caring and doing for others: social responsibility in the domains of family, work, and community. Chicago: University of Chicago Press, 2001.

STUART MILL, John. Utilitarismo. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

TOCQUEVILLE, Alexis. A democracia na América. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os Pensadores).

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

WOLLSTONECRAFT, Mary. Political writings. Toronto: University of Toronto Press, 1993.

Downloads

Publicado

2018-04-05