ATRATIVIDADE DA CARREIRA DOCENTE:

ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO E SUAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS.

Autores

  • Tânia de Lima

Palavras-chave:

Profissão Docente, Professor de Matemática, Adolescente e Jovem, Atratividade da Carreira Docente, Teaching Profession, Mathematics Teacher, Adolescent and Youngster, Attractiveness of the Teaching Career

Resumo

Pesquisas de âmbito internacional e nacional estão sendo realizadas tendo como base de discussão o crescente desinteresse dos jovens pela docência, a falta de profissionais bem formados e a escassez de docentes em algumas áreas disciplinares. Assim, diante desse cenário o foco central de estudo deste trabalho consiste na investigação e análise dos interesses dos jovens do terceiro ano do Ensino Médio, em relação à escolha ou não da profissão docente. Da mesma forma pretendeu-se refletir sobre os motivos que têm levado os jovens a não optarem pela profissão e, especialmente, na área de Matemática. Os sujeitos da pesquisa foram 122 alunos concluintes do terceiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede pública. A pesquisa desenvolveu-se em duas fases. No primeiro momento, a aplicação de um questionário, e posteriormente, foram realizados sete memoriais e um grupo de discussão composto por dez alunos. Os dados revelaram que estes jovens enaltecem a profissão, reconhecem esta como fundamental na formação de seu caráter, mas para a grande maioria não representa uma possibilidade de escolha profissional.

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Publicado

2018-04-04