MULHERES EMPREENDEDORAS

A EVOLUÇÃO DA REALIDADE BRASILEIRA NA ULTIMA DÉCADA

Autores

  • Marcelo T. Okano
  • Marcelo Eloy Fernandes
  • Osmildo Sobral dos Santos

Palavras-chave:

Mulheres, Empreendedoras, Empreendedorismo, Women, Entrepreneurs, Entrepreneurship

Resumo

Ter o negócio próprio é o sonho de 44% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2012. Eles preferem ter uma empresa ao invés de ter um emprego formal. Isso mostra como a qualidade do empreendedorismo está mudando ao longo dos últimos anos, porque está crescendo em um momento em que o nível de emprego está alto. O objetivo deste artigo é explorar e contextualizar que as mulheres são empreendedoras ao longo do tempo, mesmo com diversas adversidades como falta de emprego formal, salário etc. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica e para a coleta das informações necessárias à análise, foi usada a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, em dados estatísticos oriundos de pesquisas estatísticas de diversos órgãos com o GEM, DIEESE, SEBRAE, entre outros. Esta pesquisa demonstrou que as mulheres estão se destacando como empreendedoras e atuaram principalmente nas atividades de vestuário, da beleza e higiene pessoal e dos serviços domésticos.

Referências

Alperstedt, Graziela Dias. Ferreira, Juliane Borges. Serafim, Maurício Custódio EMPREENDEDORISMO FEMININO: DIFICULDADES RELATADAS EM HISTÓRIAS DE VIDA. 2014.

ARENDT, S.; BRETTEL, M. UNDERSTANDING THE INFLUENCE OF CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY ON CORPORATE IDENTITY, IMAGE, AND FIRM PERFORMANCE". Management Decision, v. 48, n. 10, p. 1469-1492, 2010

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. METODOLOGIA DA PESQUISA – CONCEITOS E TÉCNICAS, Rio de Janeiro, Ed. InterCiência, 2001.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor . EMPREENDEDORISMO NO BRASIL : 2004 / Paulo Alberto Bastos Júnior... [et al.].— Curitiba : IBQP ; SEBRAE, 2005

GEM. Global Entrepreneurship Monitor EMPREENDEDORISMO NO BRASIL : 2013 \ Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco ; autores : Mariano Macedo Matos... [et al] -- Curitiba: IBQP, 2013.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. EMPREENDEDORISMO NO BRASIL 2010 – Relatório Executivo.

Curitiba: Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade [IBQP], 2011.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. EMPREENDEDORISMO NO BRASIL : 2012 \ Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; autores : Tales Andreassi, Mariano de Matos Macedo... [et al] -- Curitiba : IBQP, 2012.

Gil, Antonio Carlos. COMO ELABORAR PROJETOS DE PESQUISA. São Paulo. 2002
Hisrich, R. D., & Peters, M. P. Entrepreneurship (5nd ed.). Boston: Irwin/McGraw Hill. (2002)
JONATHAN, Eva G. Empreendedorismo feminino no setor tecnológico brasileiro: dificuldades e tendências. In: EGEPE – ENCONTRO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3., 2003, Brasília. Anais... Brasíia, UEM/UEL/UnB, 2003

MACHADO, H. V. IDENTIDADES DE MULHERES EMPREENDEDORAS. Maringá: Eduem, 2009.

MARTINS, CIBELE BARSALINI CRNKOVIC, LUCIANA HELENA PIZZINATTO, NADIA KASSOUF MACCARI, EMERSON ANTONIO EMPREENDEDORISMO FEMININO: CARACTERÍSTICAS E PERFIL DE GESTÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 3, n. 2, p. 288-302, mai./ago. 2010

Nissan, E., Galindo, MA e Mendez, MT, "RELAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES, INSTITUIÇÕES, EMPREENDEDORISMO E PROCESSO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO", Jornal Internacional Empreendedorismo e Gestão Vol. 7 No. 3, pp. 311-24. (2011)

Pereira, Jaiane Aparecida. Machado, Viviane dos Santos. A MULHER EMPRENDEDORA COMO PARTE DA DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NOS COLÉGIOS PARTICULARES DA CIDADE DE JANDAIA DO SUL – PR Caderno de Administração - v. 21, n. 1 (2013)

Soriano, Domingo Ribeiro. Huarng,, Kun-Huang. INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP IN KNOWLEDGE INDUSTRIES, Journal of Business Research, Volume 66, Issue 10, October 2013

G. M. V. Vale, A. C. F. Serafim, A. dos S. de S. Teodósio Gênero, Imersão e Empreendedorismo: Sexo Frágil, Laços Fortes? RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, art. 4, pp. 631-649, Jul./Ago. 2011

ZIKMUND, W.G. “BUSINESS RESEARCH METHODS”. 6th edition . The Dryden Press. Fort Worth. 2000

Downloads

Publicado

2018-04-05