VERTICALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA VIÁVEL AO PEQUENO PRODUTOR

Autores

  • Rosana Cardone
  • Tatiana Silva Borges

Palavras-chave:

agregação de valor, café, empreendedor, pequeno produtor, verticalização, value agregation, coffee, entrepreneur, small producer, verticalization

Resumo

O café é um patrimônio brasileiro, profundamente ligado à história, ao desenvolvimento econômico e ao cotidiano das pessoas em todo o país. O Brasil chega ao século XXI como o maior produtor mundial e o segundo mercado consumidor de café, proveniente, em grande parte, dos pequenos produtores rurais que cultivam o grão em diversos estados brasileiros e têm participação expressiva na composição do PIB nacional. O pequeno produtor tem papel central na produção de café desde a introdução do produto no país, domina o processo tradicional de cultivo e permanece atuante no segmento por vocação de empreendedor e herança familiar. A reflexão desenvolvida neste artigo apresenta uma breve trajetória do café no Brasil, explica a organização do sistema produtivo atual e propõe a verticalização da produção como alternativa viável para o pequeno produtor. Mostra que a verticalização desponta como estratégia eficaz para agregação de valor ao café e fortalecimento da atuação do pequeno produtor no cenário globalizado, bem como ressalta sua sintonia com as tendências contemporâneas de gestão do agronegócio.

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Publicado

2018-04-05