VERTICALIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA VIÁVEL AO PEQUENO PRODUTOR
Palavras-chave:
agregação de valor, café, empreendedor, pequeno produtor, verticalização, value agregation, coffee, entrepreneur, small producer, verticalizationResumo
O café é um patrimônio brasileiro, profundamente ligado à história, ao desenvolvimento econômico e ao cotidiano das pessoas em todo o país. O Brasil chega ao século XXI como o maior produtor mundial e o segundo mercado consumidor de café, proveniente, em grande parte, dos pequenos produtores rurais que cultivam o grão em diversos estados brasileiros e têm participação expressiva na composição do PIB nacional. O pequeno produtor tem papel central na produção de café desde a introdução do produto no país, domina o processo tradicional de cultivo e permanece atuante no segmento por vocação de empreendedor e herança familiar. A reflexão desenvolvida neste artigo apresenta uma breve trajetória do café no Brasil, explica a organização do sistema produtivo atual e propõe a verticalização da produção como alternativa viável para o pequeno produtor. Mostra que a verticalização desponta como estratégia eficaz para agregação de valor ao café e fortalecimento da atuação do pequeno produtor no cenário globalizado, bem como ressalta sua sintonia com as tendências contemporâneas de gestão do agronegócio.
Referências
ARAÚJO, M. J. Fundamentos do agronegócio. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Produção integrada no Brasil: agropecuária sustentável alimentos seguros. Mapa/ACS, 2009.
BUREAU DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA DO CAFÉ. Relatório Internacional de Tendências do Café, v. 2, n. 11, 10 dez. 2013. Disponível em: <http://www.icafebr.com.br/publicacao2/91057Relatorio%20v5%20n2.pdf>. Acesso em : 02 mai 2016.
CALDEIRA, J. História do Brasil com empreendedores. São Paulo: Mameluco, 2009:
CALDEIRA, L. G. Nadando com tubarões. Informativo Coffe Break, 22/10/2003. Dispo-nível em: <http://www.coffeebreak.com.br/noticia/13667/Nadando-com-os-tubaroes.html>. Acesso em 17 mai. 2016.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM ECONOMIA APLICADA - ESALQ/USP. PIB do agronegócio: dados de 1995 a 2015. PIB Agro CEPEA-USP/CNA, 2016. Disponível em: <http://cepea.esalq.usp.br/pib/>. Acesso em 08 mai. 2016.
CHACON, P. A. S.; SIQUEIRA, D. P. A importância de construir vantagem competitiva a partir da dotação de recursos naturais: o caso do café no Brasil. Revista Eletrônica do IBPI - Revel, ano 5, n. 10, 2014. Disponível em: <http://ibpibrasil.org/ojs/index.php/Revel/issue/view/28>. Acesso em: 20 mai 2016.
DIAS, M. O. L. S. A interiorização da metrópole e outros estudos. São Paulo, Alameda Casa Editorial, 2005.
DRUCKER, P. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1991.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PIB: valores cor-rentes 2009/2015. Brasil em Síntese. Contas Nacionais, 2016. Disponível em: <http://brasilemsintese.ibge.gov.br/contas-nacionais/pib-valores-correntes.html>. Aces-so em 08 mai. 2016.
IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FIESP - FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. Preços das principais commodities do agronegócio. Índices, pesquisas e publicações. Portal FIESP, abr. 2016. Disponível em: <http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/precos-das-principais-commodities-do-agronegocio/>. Acesso em 08 mai. 2016.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. 30 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2001.
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO. Manual de Oslo. Proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre ino-vação. OCED/FINEP, 2005.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Valor bruto da produção. Gestão Estratégica, 2016. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/ministerio/gestao-estrategica/valor-bruto-da-producao>. Acesso em 08 mai. 2016.
NOGUEIRA, J. G. A.; NEVES, M. A. Estratégias para a cafeicultura brasileira. São Paulo: Atlas, 2015.
PRADO JÚNIOR, C. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1984.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1982. Coleção Os Economistas
SEBRAE ajuda produtores de café em Pernambuco. Distrito Federal: ASN - Agência Sebrae de Notícias, 2012. Disponível em <http://www.df.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/DF/sebrae-ajuda-produtores-de-cafe-em-pernambuco,6e6d90a0d2816410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 23 mai. 2016.
SEBRAE lança campanha para estimular demanda nos pequenos negócios, com ações voltadas para a produção rural em cerca de 200 municípios. 16 set. 2015. Dispo-nível em: <https://inclusaoprodutiva.org/tag/sebrae/>. Acesso em 23 mai. 2016.
SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole. São Paulo: sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo. Companhia das Letras. 1992.
SILVA, L. Cadeia produtiva de produtos agrícolas. Universidade Federal do Espírito Santo: Departamento de Engenharia Rural. Boletim Técnico: MS: 01/05, 2005.
VAZ, J. C. PROVE - Programa de Verticalização da Pequena Produção Rural. In: 125 Dicas: idéias para a ação municipal. São Paulo: Polis, 2000.