ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE COMPRA DO CONSUMIDOR NO COMÉRCIO VAREJISTA DE VESTUÁRIO

UMA COMPARAÇÃO ENTRE LOJAS FÍSICAS E VIRTUAIS

Autores

  • Alexandre Manduca
  • Andréa de Araújo Breschiliare

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Experiência de compras, Varejo, Consumer behavior, Purchase experience, Retail

Resumo

A experiência de compra do consumidor passou a ser um diferencial para as empresas que querem se manter competitivas no mercado. Com a expansão da Internet, o comércio ampliou-se ainda mais, e atualmente movimenta bilhões na economia brasileira, concentrando o maior número de pedidos no comércio varejista de vestuário. Sendo assim, este artigo analisou a experiência de compras do consumidor, no comércio varejista de vestuário, e comparou-as quando ocorridas em lojas físicas e virtuais.

Referências

BLESSA, R. Merchandising no Ponto de Venda. São Paulo: Atlas, 2006.

BORGES, A. Marketing de Varejo: As Estratégias Adotadas Pelos Supermercados de Vizinhança Para Conquistar e Fidelizar Clientes. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/82021/187361.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 dez. 2014.

COBRA, M. Marketing Básico. São Paulo: Atlas, 1997.

ECOMMERCEORG. Evolução da Internet e do e-commerce. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br/stats.php>. Acesso em: 5 nov. 2014.

ECOMMERCEORG. Lojas Virtuais: Crie sua Loja Virtual agora. Disponível em: <http://www.e-commerce.org.br/lojas-virtuais>. Acesso em: 27 mai. 2016.

FRANCO JUNIOR, C. E-business: tecnologia e negócios na Internet. São Paulo: At-las, 2003.

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. ICT Facts and Figures. Genebra, 2014. Disponível em: <http://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/ICTFactsFigures2014-e.pdf>. Acesso em: 8 out. 2014.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Prenti-ce Hall, 2007.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.


MORGADO, M.; GONÇALVES, M. (Org.). Varejo: administração de empresas comerci-ais. São Paulo: Senac, 1999.

SEBRAE. Estudo Setorial Comércio Varejista de Acessórios. Disponível em: <http://bis.sebrae.com.br/GestorRepositorio/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/ddd09aa3d498e8fd67abd740cc7d4876/$File/4581.pdf>. Acesso em: 7 set. 2014.

SEBRAE. Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014. 2. ed. São Paulo: Sebrae, 2014. Disponível em: <http://www.sebrae2014.com.br/sebrae/sebrae%202014/Estudos%20e%20Pesquisas/guia%20tendencia%20negocios%20e%20perfil%20cons%20-%20vol%203%20-%20AF%20web%20dez%202012.pdf >. Acesso em: 25 set. 2014.

Downloads

Publicado

2018-04-05