INDISCIPLINA NA UNIVERSIDADE:
NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE REGULAMENTAÇÃO ÉTICO-ATITUDINAIS NÃO OBSTANTE À DIMENSÃO DO PROBLEMA
Resumo
Este artigo trata da indisciplina escolar no aspecto da necessidade de instrumentos legais, tecendo base inicial nas raízes mais profundas da crise que vivemos nas Universidades e em todas as escolas. Não se pretende indicar quais normativos, por si só, irão resolver o problema, mas, sem dúvida, podem e devem fazer parte do estudo da solução mais adequada para o momento crítico que enfrentamos.
A indisciplina está aí e, ao que tudo indica, tende a avançar. Assim, não obstante suas raízes profundas terem origem e sustentação no complexo plano social que compõe a realidade pátria, cabe questionarmos se um Código de Ética e Disciplina deve ser instituído, para ser observado pelos estudantes em todas as escolas e especialmente nas Universidades, observado que o homem que vive em sociedade posta-se dentro de um grande Contrato Social. Desse Contrato emanam seus direitos e garantias fundamentais, no seio de um Estado Democrático de Direito. Isto significa que o ordenamento jurídico a que se submete, em suma, é de natureza comportamental – é um fazer ou um não fazer, em prol da coletividade.
Referências
BRITO, Edvaldo. Manual de Iniciação ao Direito. São Paulo: Pioneira, 1999.
CRETELLA JÚNIOR, José. Curso de Direito Administrativo. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil: Teoria das Obrigações. 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. v. 3.
MARTINS, Ives Gandra da Silva. Manual de Iniciação ao Direito. São Paulo: Pioneira, 1999.
MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil: Direito das Obrigações. São Paulo: Saraiva,1967, v. 5.
MOTTA, Sylvio; BARCHET, Gustavo. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FIÚZA, Ricardo. NOVO CÓDIGO CIVIL COMENTADO. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2004.
PALAIA, Nelson. Noções Essenciais de Direito. 2 ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
PINHO, Ruy Rebello; NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Instituições de Direito Público e Privado: Introdução ao Estudo do Direito: Noções de Ética Profissional. 24 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
SIQUEIRA JÚNIOR, Paulo Hamilton. Lições de Introdução ao Direito. 5 ed. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
VENOSA, Sílvio de Salvo, Introdução ao Estudo dos Direito – Primeiras Linhas 4. ed. São Paulo: Editora Atlas.
A Dimensão da Psicopedagogia, Centro Apoio, Departamento Psicopedagógico. http://www.centropsicopedagogicoapoio.com.br/o-que-e-a-psicopedagogia/, <busca em 16.03.2017>
AQUINO, Júlio Groppa, A violência escolar e a crise de autoridade docente, Cadernos Cedes, ano XIX, nº 47, dezembro/98.
BASTOS, Joana Pereira. Indisciplina. Jornal Expresso, edição de 27.09.2013,
GARCIA, Joe Indisciplina na Escola: uma reflexão sobre a dimensão preventiva, Revista Paranaense de Desenvolvimento, Curitiba, PR: n. 95, jan/abr. 1999, p. 101-108.
LISBOA, Roberto Senise. Manual de Direito Civil: Teoria Geral do Direito Civil (vol. 1). 3. ed. rev., atual.e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. v. 3.
SILVA, Fernanda Duarte de Araújo, Alternativas para enfrentarmos a indisciplina na escola, Portes Revista Virtual, publicado em 01.06.2009 <acesso em 26.03.2017>