A IMPORTÂNCIA DO PORTO SECO COMO FACILITADOR NA ARMAZENAGEM E DESEMBARAÇO ADUANEIRO
Palavras-chave:
Porto Seco, Armazenamento, Despacho Aduaneiro, Dry Port, Storage, Customs clearanceResumo
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do Porto seco ou Terminais Alfandegados, conhecidos como EADI (Estação Aduaneira de Interior), realizando seu trabalho em conjunto com o Porto marítimo. Utilizando-se da metodologia bibliográfica de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos, livros e sites de internet nos propomos a identificar e relatar as vantagens e desvantagens dos Portos secos para o comércio exterior, suas estruturas e sua importância na diminuição dos gargalos existentes na zona primária portuária, com a realização do despacho aduaneiro antes mesmo do embarque ou desembarque de mercadorias. Esta pesquisa é descritiva pois, visa expor características de determinado fenômeno Também é explicativa visa explicar quais fatores e como contribuem para a ocorrência de tal fato. A princípio foram pesquisados temas relacionados aos Portos Secos, com objetivo de obter conhecimentos para realização do artigo. Os dados citados no decorrer deste trabalho foram obtidos através dos sites oficiais dos Porto. Demais informações foram extraídas de sites da Receita Federal, Agência Nacional de Transporte Aquaviário, Banco Central do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Associação Brasileira de Portos e Clias, dentre outros sites oficiais.
Referências
Coelho, L. G. A importância dos Portos Secos na logística aduaneira do Brasil – uma visão geral. Disponível em: < http://www.logisticadescomplicada.com/a-importancia-dos-portos-secos-na-logistica-aduaneira-do-brasil-%E2%80%93-uma-visao-geral/>. Acesso em: 13 de novembro de 2016.
CONSONI, G. Portos secos são uma alternativa para o congestionamento de cargas. Disponível em: <www.gelog.ufsc.br/Publicacoes/20062/Portos%20Secos.pdf> acessa-do em: 29 de setembro 2016.
DIÁRIO do Comércio, Portos Secos - Importações nos terminais são crescentes. Dis-ponível em: <http://wap.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=portos-secos_importacoes_nos_terminais_sao_crescentes&id=126074>. Acesso 09 de outu-bro de 2016.
DIAS, J. C. Q. Logística Global e Macrologística. Lisboa Sílabo 2005.
DRY Port. Disponível em <http://www.dryport.com.br/informacao.aspx>. Acesso em: 10 de outubro de 2016.
GUEIROS, H. Porto seco. Disponível em: <http://enciclopediaaduaneira.com.br/porto-seco-haroldo-gueiros/>. Acesso em: 13 de outubro de 2016.
PORTO Seco de Foz do Iguaçu, foto. Disponível em: < http://www.imam.com.br/logistica/?start=1472>. Acesso em: 16 de outubro de 2016.
PORTO Seco Uberlândia. Disponível em: < http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=invista&id=291> Acessado em: 21 de outu-bro de 2016.
PORTOGENTE. Disponível em: <https://portogente.com.br/portopedia/73306-dry-port>. Acesso em 10 de novembro de 2016.
SCS, Comercial Serviços Químicos LTDA. Disponível em: <http://scsquimico.com.br/sao_sebastiao.php>. Acessado em: 16 de outubro de 2016.