IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE TRANCAMENTO DE MATRÍCULA E DISCIPLINA NA FATEC CARAPICUIBA

Autores

  • Filipe Walter Feitosa da Cunha
  • Ítalo dos Santos Gomes
  • Leonardo Ferreira Gonçalves
  • Paulo Rogério Neves de Oliveira Júnior
  • Ricardo Anselmo dos Santos Oliveira
  • Silvia Maria Farani Costa

Palavras-chave:

Processos operacionais, Gestão de processos, Gestão acadêmica

Resumo

Durante os últimos anos, o setor de ensino público encontrava-se em um cenário de grandes exigências, buscando como objetivo melhorar o seu desempenho e assim apresentar cada vez mais transparência em sua avaliação de resultados.

Ao longo da história o setor de ensino público do Brasil é composto por uma estrutura departamental com características que com clareza demonstra dificuldades no processo de coordenação das atividades, o que acaba diminuindo a eficiência e a eficácia nos serviços que prestam. Mediante este cenário apresentado, algumas instituições como a FATEC de Carapicuíba, com foco no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, vêm procurando evoluir a sua maneira de atuar. Este trabalho apresenta uma descrição de um dos processos relevantes para a gestão no que tange o controle de solicitações de trancamentos de matrículas que atualmente é feito de forma manual. A proposta aqui é desenvolver um sistema web mediante a necessidade de melhoria do processo de trancamento de matrícula visando agilidade nos trâmites administrativos a fim de propor um rápido acesso as informações para o processo decisório quando necessário.

 

Referências

ADESOLA, S.; BAINES, T. Developing and evaluating a methodology for business process improvement. Business Process Management Journal, Vol. 11 No. 1, p. 37-46, 2005.

ARCHER, R.; BOWKER, P. BPR consulting: an evaluation of the methods employed. Business Process Re-engineering e Management Journal, Vol. 1 No. 2, p. 2846, 1995.

BEZERRA, Eduardo. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Rio de Janeiro: Campus. 4 Ed., p. 64-65 e 70, 2015.

BIAZZI, Monica Rottmann de. Instituições Públicas de Ensino Superior: estudo de casos de aperfeiçoamento de processos administrativos. Dissertação apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Engenharia. 2007.

CAO, G.; CLARKE, S.; LEHANEY, B. A critique of BPR from a holistic perspective. Business Process Management Journal, Vol. 7 No. 4, p. 332-339, 2001.

Deliberação CEETEPS - 12, de 14-12-2009. Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das Faculdades de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”- CEETEPS.

GROVER, V. From business reengineering to business process change management: a longitudinal study of trends and practices. IEEE Transactions on Engineering Management, Vol. 46 No. 1, p. 36-46, 1999.

GUEDES, Gilleanes T. A. UML – Uma Abordagem Prática. São Paulo: Novatec Editora. 2 Ed., p. 24 e p. 101, 2007.

VALIRIS, G.; GLYCAS, M. Critical review of existing BPR methodologies. The need for a holistic approach. Business Process Management Journal, Vol. 5 No. 1, p. 65-86, 1999.

VIEIRA, E. F.; VIEIRA, M. M. F. Estrutura organizacional e gestão de desempenho nas universidades federais brasileiras. Revista de Administração Pública, Vol. 37 No. 4, p.195-920, jul./ago. 2003.

Downloads

Publicado

2018-04-06