PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE ARTESANATOS O ARTESANATO COMO RECUPERAÇÃO LABORAL DO TRABALHADOR PORTUÁRIO AVULSO DO PORTO DE SÃO SEBASTIÃO

Autores

  • Letícia Costa de Oliveira
  • Patrícia Carbonari Pantojo

Palavras-chave:

Porto, Artesanato, Benefício Social, Estivadores, Port, Handicraft, Social benefit, Stevedores

Resumo

A cidade de São Sebastião, que está situada no litoral norte do Estado de São Paulo, abriga um porto que pratica o comércio exterior na região, e alimenta cidades próximas, como o Vale do Paraíba. Existem empresas que trabalham neste porto, com seus respectivos trabalhadores nas mais diversas áreas de atuação no ramo. Entre estas empresas, há o OGMO (Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária), que atua há mais de 23 anos diretamente dentro do porto, e faz a gestão, em média, de 150 trabalhadores portuários avulsos. Dentre muitos destes trabalhadores, há aqueles que estão atuando há mais de 30 anos no porto, mas que já estão em época de aposentadoria. A cidade de São Sebastião é muito bem reconhecida por, além do comércio exterior praticado através do porto, seu artesanato para manutenção de sua história e cultivo da cultura local. O tema proposto irá narrar a possível viabilização da comercialização de artesanatos criados por estivadores, mensurar a atividade como social e lúdica, seu beneficiamento social e então, estender ideias para futuras negociações de exportação como resultado desta atividade.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO DE ARTESANATOS. Disponível em: <http://www.abexa.org.br/> Acesso em : 22 de Abril de 2017.
BANANEIRA. Definições.

Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bananeira> Acesso em: 27 de Março de 2017.

BARRETTO, Luiz. Micro e Pequenas empresas geram 27% do PIB do Brasil. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mt/noticias/micro-e-pequenas-empresas-geram-27-do-pib-do-brasil,ad0fc70646467410VgnVCM2000003c74010aRCRD> Acesso em: 21 de Abril de 2017.

DIÁRIO DO COMÉRCIO. Artesanato mineiro está na mira de empresários de quatro países, 2014.

Disponível em: <http://www.diariodocomercio.com.br/noticia.php?tit=artesanato_mineiro_esta_na_mira_de_empresarios_de_quatro_paises&id=142301> Acesso em: 12 de Abril de 2017.


GUIMARÃES, Saionara; GUAZZELLI, Carolina Torres. Oficinas Terapêuticas: Formas de cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica, 2016. Alto Vale do Iatajaí – SC.

HISTÓRIA DE SÃO SEBASTIÃO. Site de Turismo.

Disponível em: <http://www.saosebastiao.tur.br/historia.html> Acesso em: 27 de Março de 2017.

IMPRENSA – APEX-BRASIL. Projeto comprador da Apex Brasil promove o artesanato brasileiro, 2014.

Disponível em:
<http://www.apexbrasil.com.br/Noticia/PROJETO-COMPRADOR-DA-APEX-BRASIL-PROMOVE-O-ARTESANATO-BRASILEIRO> Acesso em: 12 de Abril de 2017.KEMPNER, Priscila. Artesanato brasileiro concorrido no mercado internacional.

Disponível em: <https://blog.olist.com/artesanato-brasileiro-concorrido-no-mercado-internacional/> Acesso em: 28 de Março de 2017.

MACHADO, Tânia. Instituto Centro De Capacitação e Apoio ao Empreendedor. Disponível em: <http://www.centrocape.org.br/> Acesso em: 22 de Abril de 2017.

MALVEIRA, Plínio Pinto; MOREIRA, Josefa Janiele Lopes; OLIVEIRA, Gislene Farias de. PSICOLOGADO ARTIGOS. Arte terapia e saúde emocional de pacientes em tratamento no Caps, 2012.

Disponível em: <https://psicologado.com/psicopatologia/saude-mental/arteterapia-e-saude-emocional-de-pacientes-em-tratamento-no-caps> Acesso em: 12 de Abril de 2017.

VIEIRA, Marta. Exportações de produtos brasileiros feitos à mão chega a US$ 38 milhões, 2013.

Disponível em: <http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2013/11/26/internas_economia,473524/exportacao-de-produtos-brasileiros-feitos-a-mao-chega-a-us-38-milhoes.shtml> Acesso em: 30 de Março de 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-06