SISTEMA DE PAGAMENTO PROPORCIONAL À DISTÂNCIA CONSCIENTIZANDO O USUÁRIO SOBRE AS VANTAGENS DO TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO

Autores

  • Caio Augusto Lourenço
  • Eliene Nunes
  • Kaique Rocha Morais
  • Raiane Rodrigues
  • VItor Delfino
  • Andreia Cristina Grisolio Machion

Palavras-chave:

Caminho mínimo, Transporte público, Sistema de cobrança proporcional, Conscientização do usuário

Resumo

O sistema ferroviário metropolitano de São Paulo atende aproximadamente 1 bilhão de pessoas por ano. Estatísticas mostram que desse volume, aproximadamente 80% são trabalhadores na sua rotina diária. As tecnologias atuais oferecem recursos que permitiriam ao usuário registrar suas entrada e saída no sistema de transporte e assim, possibilitar a cobrança de acordo com esses dados. Além disso, vêm de longa data algoritmos computacionais clássicos que calculam as menores rotas entre dois pontos. Este projeto apresenta o Sistema de Pagamento Proporcional à Distância (SPPD), que traz uma forma alternativa para os pagamentos realizados atualmente no transporte público ferroviário metropolitano do estado de São Paulo. Pretende-se mostrar a viabilidade desse sistema de pagamento, simulando-se as possíveis rotas que um usuário pode realizar entre uma origem e um destino e também qual seria a tarifa a ser cobrada. Além disso, o aplicativo proposto deve conter ferramentas de análise de dados que ajudem o usuário a perceber seu papel dentro da construção de um mundo sustentável.

 

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTE TERRESTRES – ANTT. Sistema semiurbano interestadual de passageiros: manual de cálculo tarifário. Disponível em <http://appweb2.antt.gov.br/InformacoesTecnicas/PublicacoesTecnicas/ManualdeCalculoTarifario.pdf>. Acesso em 09 de novembro de 2015.

BARBOSA, R S. Clique em ciência: qual diferencia entre trem e metro. Disponível em <http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/12/10/clique-ciencia-qual-a-diferenca-entre-trem-e-metro.htm>. Acesso em 19 de outubro de 2016

BILHETE ÚNICO. Bilhete único especial. Disponível <http://bilheteunico.sptrans.com.br/especial.aspx>. Acesso em 22 de novembro de 2015.

COMPANHIA METROPOLITANA DE SÃO PAULO – Metrô. Home. Disponível <http://www.metro.sp.gov.br/>. Acesso em 22 de novembro de 2015.

COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS – CPTM. Home. Disponível em <http://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Home.aspx>. Acesso em 20 de outubro 2016
CORMEN, T.; LEISERSON, C.; RIVEST, R. An Introduction to Algorithms. MIT Press, 1990.

ESTADÃO. Carros levam 30% dos passageiros, mas respondem por 73% das emissões em SP. Disponível em http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,carros-transportam-30-dos-passageiros-mas-respondem-por-73-das-emissoes-em-sp,70001806416 Acesso em 27 maio de 2017.

FIELDING, Roy Thomas. Architetural Styles and the Design of Netword-based Software Architetures. Dissertação (Doutorado em Filosofia da Computação). Universidade da Califórnia. Irvine. 2000

IBM. Plataforma em Cloud, IBM Bluemix. Disponível em https://www.ibm.com/br-pt/marketplace/cloud-platform Acesso em 27 maio de 2017.

___. Conheça o Watson. Disponível em: https://www.ibm.com/watson/br-pt/?lnk=buwa Acesso em: 6 jun. 2017.

MEDEIROS, Higor. Conhecendo web services. Disponível em <http://www.devmedia.com.br/conhecendo-web-services/5070>. Acesso em 10 março de 2017.

ORACLE CORPORATION. Manual de referência do MySQL 4.1traduzido. Disponível em https://downloads.mysql.com/docs/refman-4.1-pt.a4.pdf. Acesso em 10 maio de 2017.

POPPER, Karl S. A lógica da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1975.

SILVA, D. Qual a diferencia entre trem e metro. Disponível em <http://cptmemfoco.blogspot.com.br/2011/04/qual-diferenca-entre-trem-e-metro.html>. Acesso em 19 de outubro de 2016.

THE INTERNET SOCIETY. The application/json Media Type for JavaScript Object Notation (JSON). 2006. Disponível em http://www.ietf.org/rfc/rfc4627.txt?number=4627. Acesso em 10 maio de 2017.

Downloads

Publicado

2018-04-06