CONSULTORIA EMPRESARIAL
UM SERVIÇO NECESSÁRIO E À DISPOSIÇÃO PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS
Palavras-chave:
administração, consultoria, micro e pequena empresas, business consulting, micro and small enterprises, managementResumo
A consultoria empresarial, entendida como um serviço de aconselhamento, prestado por profissional com conhecimentos e habilidades relevantes, constitui-se em um instrumento de apoio à administração de empresas e é uma ferramenta indispensável para empresas que desejam manter-se e crescer no mercado, principalmente levando em consideração a análise de um mercado globalizado, no qual a competição é muito intensa e frequente e o grau de exigência do cliente, quanto à qualidade, preço e atendimento, é maior, fazendo com que as empresas necessitem de ferramentas e estratégias que a tornem mais competitiva e diferenciada no mercado no qual atuam, nesse contexto, o conteúdo aqui desenvolvido tem por finalidade apresentar a consultoria como fator determinante para o sucesso de micro e pequenas empresas, visto que, apesar da importância das empresas deste segmento para economia brasileira, observa-se que elas utilizam-se pouco dos serviços de consultoria, aumentando a cada ano os índices de mortalidade de MPEs(Micro e Pequenas Empresas) em estudos sobre as causas da mortalidade de MPE, promovidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SP), que serão detalhados no decorrer do presente trabalho, a falta de planejamento prévio e a deficiência na gestão empresarial são apontados como os principais motivos da mortalidade de MPEs.
Referências
ALVES, DIAS e MONSORES (2015). Consultoria Empresarial Como Ferramenta Estratégica de Desenvolvimento em Pequenas Empresas. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015.
AZEVEDO, Paulo Soares de. Manual de procedimentos de consultora nas micro e pequenas empresas. Goiânia: SEBRAE, 2001.
BERNARDI, Luiz Antônio. Manual de empreendedorismo e gestão, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003.
BLOCK, Peter. Consultoria: o desafio da liberdade. São Paulo: Makron Books, 2001.
CÉSAR, Marcelo Barbosa. Avaliação dos serviços de consultoria realizados pelo Sebrae-GO nas empresas de micro e pequeno porte, na cidade de Goiânia, no ano de 2000 – Florianópolis: 2002. 100 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina
FARAH, Osvaldo E. Empresas criação & administração. São Paulo: Érica, 1999.
FENACOM. Mercado de consultoria em alta no Brasil. Disponível em: <http://www.fenacon.org.br/noticias/instabilidade-economica-eleva-a-demanda-por-consultoria-192/>. Acesso em: 05 de maio de 2017.
JACINTHO, P. R. B. (2004). Consultoria empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. Florianopólis: UFSC. 2004. 139 p. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MESQUITA, Gisely Jorge. Planejamento e controle de resultados na pequena empresa: um estudo descritivo em pequenas empresas de confecção de artigos de vestuário da cidade de Goiânia – GO – Florianópolis, 2002. 121 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2001.
PARREIRA, Francisco E. Consultoria, consultores e clientes. São Paulo: Érica, 1997.
PEREIRA, Maria J. L. B. Na cova dos leões: o consultor como facilitador do processo decisório empresarial. São Paulo: Makron Books, 1999.
QUINTANLHA, Pedro H. M. (2010). Consultoria Empresarial para Micro e Pequenas Empresas. Dissertação para Graduação em Administração de empresas com ênfase em marketing. Rio de Janeiro, Universidade Estácio de Sá.
SEBRAE. Administração Básica para Pequenas Empresas. Curitiba: SEBRAE, 1997.
SOLOMON, Steven. A Grande importância da pequena empresa. Rio de Janeiro: Nórdica, 1986.
WEIMBERG, Gerald M. Consultoria: o Segredo do Sucesso. São Paulo: McGrawHill, 1990.