A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA LOGISTICA REVERSA DE DEVOLUÇÕES

Autores

  • Daiane Cardoso
  • Henrique Feitosa
  • Laiane Aparecida Soares Sena
  • Alexandre Formigoni
  • Marcos Antonio Maia de Oliveira
  • Celso Jacubavicius

Palavras-chave:

Logística Reversa, Devolução, Motivos de Devolução, Qualidade, Reverse Logistics, Devolution, Devolution Reasons, Quality

Resumo

A logística reversa definida basicamente como o retorno de produtos a sua origem, deve ser tratada com cautela afim de que não haja por parte da empresa prejuízos com a gestão desta atividade. O trabalho que se segue tem como objetivo o estudo dos dados relacionados alogística reversa no centro de distribuição, afim de entender o motivo pelo qual uma grande parte das ocorrências de devolução se concentram em clientes e motivos específicos. Para isso foi utilizada a literatura de alguns dos gurus da qualidade e alguns conceitos básicos de logística reversa. Os resultados apresentados revelam que de fato há uma concentração de devolução em pontos específicos, o que sugere um acompanhamento mais criterioso destes clientes e motivos de devolução em destaque, afim de diminuir as causas e as devoluções em si, como também, elevar o nível de qualidade de serviço e promover a melhoria continua dos processos.

Referências

GUARNIERI P., DUTRA D.J.S., PAGANI R. N.,HATAKEYAMA K., PILATTI L.A
Obtendo Competitividade Através Da Logística Reversa: Estudo De Caso Em Uma Madeireira. J. Technol. Manag. Innov. 2006, Volume 1, Issue 4.

MARTINS R.A.,NETO P.L.O.C., Indicadores de Desempenho Para a Gestão pela Qua-lidade Total:Uma Proposta de Sistematização. Gestão e Produçãov.5, n.3, p. 298-311, dez. 1998

LEITE, P. R. Logística Reversa. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

COSTA, T. Gurus da Qualidade e da Administração. Grupo Qualidade Treinamento & Assessoria, 2010.

DECON. Consumidor pode devolver produtos, segundo Procon. Disponível em http://www.decon.com.br/n11.htm Acesso em: 05/04/2014.

Downloads

Publicado

2018-04-04