O USO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE:
UM ESTUDO EM UMA EMPRESA FABRICANTE DE ISOLADORES DE VIBRAÇÃO
Palavras-chave:
processo, melhoria, ferramentas, qualidade, process, improvement, tools, qualityResumo
Oferecer produtos de qualidade deixou de ser um diferencial que proporcione vantagens competitivas e práticas de preços maiores em relação aos concorrentes, tornando-se, na maioria dos casos, um pré-requisito, que apenas permite disputar os mercados. O acirramento da competitividade e a evolução dos padrões de desempenho impactam na gestão da qualidade das organizações, e criam demandas como a necessidade de tomada de ações corretivas e preventivas, e ainda, ações sistematizadas e contínuas de melhorias. Este trabalho aborda como o uso de ferramentas da qualidade pode contribuir para elevar o desempenho de um processo produtivo em uma empresa fabricante de isoladores de vibração localizada na região metropolitana de São Paulo. Dentre a vasta gama de ferramentas da qualidade, foram escolhidas para o estudo o gráfico de pareto, diagrama de causa-e-efeito e lista de verificação. Ao final, foi possível concluir que a aplicação dessas ferramentas possibilita maior conhecimento do processo e apoiam gestão da qualidade de forma concreta e eficaz.
Referências
PAPA, J.; CALARGE, F. Custos da Qualidade em uma empresa fabricante de máquinas e equipamentos: uma análise preliminar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 14., 2003, Ouro Preto. Anais do XXIII ENEGEP. São Paulo: Abepro, 2003.
CARVALHO, M. M.; PALADINI, E. P. (Orgs.). Gestão da Qualidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABREPO, 2012.
JUNIOR, I. M. Gestão da qualidade. 8 ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
LOBO, R. N.; SILVA, D. L. Gestão da Qualidade – diretrizes, ferramentas, métodos e normatização. 1 ed. São Paulo: Érica, 2014.
MAIELLARO, João Roberto. Avaliação do uso das ferramentas da qualidade em empresas do setor têxtil. 2004. 137 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo, 2004.
PALADINI, E. P. Gestão da qualidade no processo: a qualidade na produção de bens e serviços. São Paulo: Atlas, 1995.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R.; BETTS, A. Gerenciamento de opera-ções e de processos – Princípios e práticas de impacto estratégico. São Paulo: Bo-okman, 2008.