EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E EMPREENDEDORISMO: DESAFIOS CURRICULARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Maikol Nascimento Pinto
  • Estefania A Pianoski Arata
  • Rubens Eduardo Birochi Morgabel

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Empreendedorismo, Sociedade, Curriculum, Education, Entrepreneurship, Society

Resumo

O presente trabalho – enquanto um ensaio acadêmico –, tem por objetivo contribuir com a ampliação das discussões sobre os temas educação e sociedade. Porém, além de tratar o empreendedorismo como componente curricular na educação formal de jovens e adultos, intenta mostrar, sob o prisma dos autores da bibliografia utilizada, como o ensino e aprendizagem das teorias e das práticas tangentes ao empreendedorismo podem empoderar os estudantes de modo que, ao apropriarem-se destes saberes, possam se sentir capacitados e motivados a adotarem uma postura empreendedora no mundo do trabalho, além de perceberem o quanto tal postura é importante para o desenvolvimento social.

Biografia do Autor

Maikol Nascimento Pinto

Professor na Etec de São Paulo, São Paulo, Centro Paula Souza. Doutorando pela PUC – Campinas

Estefania A Pianoski Arata

Professora na Etec Martin Luther King, São Paulo. Centro Paula Souza. Mestranda pela Universidade Federal do ABC

Referências

CAMARGO,W.F. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Universidade Estadual de Londrina, 2012 Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/wanessa%20fedrigo.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

DOWBOR, L. A reprodução social. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

JESUS, A.R. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. Universidade Federal de Sergipe, 2014. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11339/curriculo_e_educacao_0.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.

PEYREFITTE, A. A sociedade da confiança. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.

SANTOS, E.P.,DIA DIA EDUCAÇÃO. O processo de avaliação da aprendizagem escolar na prática pedagógica. Dia da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1770-6.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-03