EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E EMPREENDEDORISMO: DESAFIOS CURRICULARES NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Currículo, Educação, Empreendedorismo, Sociedade, Curriculum, Education, Entrepreneurship, SocietyResumo
O presente trabalho – enquanto um ensaio acadêmico –, tem por objetivo contribuir com a ampliação das discussões sobre os temas educação e sociedade. Porém, além de tratar o empreendedorismo como componente curricular na educação formal de jovens e adultos, intenta mostrar, sob o prisma dos autores da bibliografia utilizada, como o ensino e aprendizagem das teorias e das práticas tangentes ao empreendedorismo podem empoderar os estudantes de modo que, ao apropriarem-se destes saberes, possam se sentir capacitados e motivados a adotarem uma postura empreendedora no mundo do trabalho, além de perceberem o quanto tal postura é importante para o desenvolvimento social.
Referências
CAMARGO,W.F. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. Universidade Estadual de Londrina, 2012 Disponível em: <http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/wanessa%20fedrigo.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.
DOWBOR, L. A reprodução social. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
JESUS, A.R. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. Universidade Federal de Sergipe, 2014. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11339/curriculo_e_educacao_0.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
PEYREFITTE, A. A sociedade da confiança. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.
SANTOS, E.P.,DIA DIA EDUCAÇÃO. O processo de avaliação da aprendizagem escolar na prática pedagógica. Dia da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1770-6.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.
DOWBOR, L. A reprodução social. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
GRISI, Fernando Correa. Empreendedorismo Social: Uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil. 2008. Dissertação (Mestrado em Administração). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
JESUS, A.R. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. Universidade Federal de Sergipe, 2014. Disponível em: <http://lagarto.ufs.br/uploads/content_attach/path/11339/curriculo_e_educacao_0.pdf>. Acesso em: 28 jun. 2017.
PEYREFITTE, A. A sociedade da confiança. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.
SANTOS, E.P.,DIA DIA EDUCAÇÃO. O processo de avaliação da aprendizagem escolar na prática pedagógica. Dia da Educação, 2011. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1770-6.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2017.
Downloads
Publicado
2018-07-03
Edição
Seção
Artigos