MUSIC BUSINESS, CARREIRA E SUCESSO: A IMPORTÂNCIA DE EMPREENDER NA MÚSICA
Palavras-chave:
Music Business, Carreira, Empreendedorismo, Sucesso, Realização pessoal, Carreer, Entrepreneurship, Success, Self-fulfilmentResumo
O presente artigo tem por objetivo entender quais dimensões estão relacionadas com uma maior realização pessoal e percepção de sucesso na carreira como músico. Buscou-se, ainda, mensurar a importância music business, ou negócios da música, na carreira de um artista e o quanto ter um pensamento e práticas focadas em negócios podem ser responsáveis pelo sucesso desse artista. Para tal estudo, além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo com músicos profissionais e amadores sobre a qual se aplicou um modelo de regressão linear para análise dos dados. Os resultados obtidos foram satisfatórios e sustentam a teoria apresentada inicialmente. Cerca de 42% do sucesso do artista pode ser explicado pelas dimensões estudadas e a importância do music business foi confirmada.
Referências
COSTA, Luciano Venelli. Construção e validação de uma escala de percepção de sucesso na carreira. Revista de Carreira e Pessoas, São Paulo, v. 03, n. 01, p. 02-19, Jan/Fev/Mar/Abr 2013.
DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo, SP: Boitempo: FAPESP, 2000. 183 p. ISBN 8585934530 (broch.).
FERNANDES, D.; BEZZI, M. Como o rock pode ajudar você a empreender: De David Bowie à Legião Urbana, ideias inovadoras de bandas consagradas para você abrir seu negócio. São Paulo: Saraiva, 2016. 136p.
FITZGIBBON, Arthur. Music Business e gerenciamento de carreira: depoimento. [15 mar 2017]. Entrevista concedida a Daniela Tiemi Kitamura.
GOMES, Maria Joana Dias Fonseca. Networking e competências individuais como preditores da orientação para o cliente e do crescimento de start-ups. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Recursos Humanos) – Instituto Universitário de Lisboa, 2014.
GORDON, Steve. The future of the music business: how to succeed with the new digital technologies. 4ª ed. - United States of America: Hal Leonard Corporation, 2011.
IFPI. GLOBAL MUSIC REPORT 2017: ANNUAL STATE OF THE INDUSTRY. 2017. Disponível em: <http://www.ifpi.org/downloads/GMR2017.pdf>. Acesso em 30 out 2017.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ª ed. – São Paulo: Aleph, 2009.
LOUREIRO, Kiko. Masterclass online em Music Business. 2017.
NEIVA, Kathia Maria Costa. A construção da carreira profissional na contemporaneidade. São Paulo: Vetor Editora [s.d.]. Disponível em: < https://www.vetoreditora.com.br/noticia_detalhe.asp?idJetinfo=9699>. Acesso em 28 nov 2017.
OLIVEIRA, M. Z.; NATIVIDADE, J.C.; GOMES, W.B. A medida do Talento: Evidências de Validade uma Escala para Aferir Talento em Organizações. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 419-437, 2013.
PASCHOAL, Tatiane; TAMAYO, Alvaro. Construção e Validação da Escala de Bem-Estar no Trabalho. Avaliação Psicológica, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 11-22, abr. 2008. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=335027183004>. Acesso em 01 out 2017.
RHIOs. O conceito de “Carreira”. Blog RHIOs 11 ago 2011. Disponível em: < http://blog.rhios.com.br/2011/08/11/o-conceito-de-carreira/>. Acesso em 13 nov 2017.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Música Tocando Negócios: Um guia para ajudar você a empreender na música. Brasília: Sebrae, 2015.
SIMMONS, Gene. Eu, S.A. 1 ed. - Rio de Janeiro: Fábrica231, 2015.