INDICADORES DE DESEMPENHO APLICADOS AOS PROCESSOS DE UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EM ENGENHARIA ELÉTRICA.

Autores

  • Daniel Arata
  • Estefânia A. Pianoski Arata

Palavras-chave:

Qualidade, Indicadores de desempenho, Processo, Quality, Process, Performance Indicator

Resumo

Este trabalho apresenta e avalia indicadores de desempenho aplicados a processos de uma empresa de Engenharia Elétrica. Demonstra-se que, para que se tenha o controle das atividades necessárias para se obter um determinado bem ou serviço, é preciso que se conheça muito bem o processo em que essas atividades estão envolvidas. Conhecendo esses processos, é necessário medi-los para que se possa controlá-los e para tanto necessitamos dos indicadores de desempenho. Foram selecionados os processos relacionados às atividades principais da empresa de engenharia elétrica estudada e em seguida foi realizada pesquisa com empresas que trabalham com os mesmos processos selecionados com o objetivo de se obter indicadores de desempenho para cada um deles. Das respostas obtidas através da pesquisa, foram extraídos os indicadores que apareceram com maior freqüência em cada um dos processos. Esses indicadores foram então analisados através de dois métodos de estudo, o de Campos Mínimos para Caracterização de um Indicador Operacional pela Abordagem de Cambridge (Neely et al. - 2002) e Uma Avaliação no Aspecto de Medidas de Desempenho Adequadas (Corrêa e Corrêa – 2004). Dessa análise verificou-se a real eficácia dos indicadores selecionados e foram apontadas melhorias potenciais para que se tenha um melhor desempenho.

 

Biografia do Autor

Daniel Arata

Engenheiro Eletricista pela Unesp, pós graduado na USP em Gestão da Qualidade e proprietário da Empresa Arsan Engenharia.

Estefânia A. Pianoski Arata

Professora na Etec Martin Luther King, pós graduação em Segurança da Informação e  mestranda em Engenharia da Informação na UFABC

Referências

CARVALHO, M. M. de; PALADINI, E. P. Gestão da qualidade teorias e casos - 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO. Capitulo 7 - Gerenciamento por processos, p. 211-237, 2012.
GUITTON, H. Índices e indicadores. Revista de Economía y Estadística, Tercera Época, Vol. 4, No. 1-2-3-4: 1º 2º 3º y 4º Trimestres, pp. 9-23. Disponível em: http://revistas.unc.edu.ar/index.php/REyE/article/view/3476. Acessado em: 07 de Março 2016.
MARTINS, R. A.; COSTA NETO, P. L. O. Indicadores de desempenho para a gestão pela qualidade total: uma proposta de sistematização – Revista Gestão & Produção, v.5, n.3, p. 298-311, dez. 1998. Disponível em: http://tupi.fisica.ufmg.br/~michel/docs/Artigos_e_textos/MPE_e_empresa_familiar/indicadores_desempenho_GQT.pdf. Acessado em: 04 de Abril de 2016.
DIAS, S. L. V. O que o empresário precisa saber sobre: Indicadores de desempenho e gestão empresarial – 1ª Ed. - Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2007.

MADEIRA, A. E.; PALMEIRA, E. M. Indicadores de desempenho na gestão de contratos de serviços. Revista Contribuciones a la Economía, jul. 2011. Disponível em: http://www.eumed.net/ce/2011b/. Acessado em: 02 de Março 2016.
KIYAN F. M. Proposta para desenvolvimento de indicadores de desempenho como suporte estratégico. 2001, 118p. Dissertação (Mestrado Engenharia de Produção). Escola de engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. São Carlos, 2001.
BORGES, J. G. Sistemas de indicadores de desempenho em projetos: um estudo exploratório. 2010, 193p. Trabalho de formatura (Engenharia de Produção). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
NAVARRO, G. P. Proposta de sistema de indicadores de desempenho para a gestão da produção em empreendimentos de edificações residenciais. 2005, 163p. Trabalho de conclusão (Mestrado profissionalizante em Engenharia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Porto Alegre, 2005.
BAGUR, A. J. Elaboração de indicadores de desempenho de gestão interna na área de serviço de manutenção. 2007, 118p. Trabalho de formatura (Engenharia de Produção). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
SCHIRIGATTI, J. L.; FARIA, A. R. Método para avaliação de indicadores de desempenho na operação. XIII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, Nov. 2006. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/83.pdf. Acessado em:12 de Maio 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-03