COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO À ECONOMIA COMPARTILHADA: ANALISE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE POR MEIO DE CARROS PARTICULARES NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Brenda Rodrigues Soares Fatec Zona Leste
  • José Abel de Andrade Baptista Fatec Zona Leste
  • Valeria Rufino Maielaro Fatec Zona Leste
  • Luciano Francisco de Oliveira Fatec Zona Leste
  • Rosana Aparecida Bueno de Novais Fatec Zona Leste

Palavras-chave:

Economia compartilhada, Carro Particular, Comportamento do Consumidor

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o comportamento do consumidor e qual organização de transporte de carros particulares presta o melhor serviço na cidade de São Paulo. A economia compartilhada está se solidando cada vez mais e ganhando espaço no mercado. Um dos serviços oferecidos é o de transporte por meio de carros particulares. Para análise do assunto foi realizado um levantamento bibliográfico, seguido por uma pesquisa quantitativa, com 8 questões usando escala de Likert, com 130 consumidores com o objetivo de identificar qual organização presta melhor serviço na cidade de São Paulo. É importante que a empresa entenda as necessidades e os desejos dos consumidores, para conhecer o seu comportamento de compra e assim satisfazer as suas necessidades. Pela a sua evidência no mercado e conhecimento através de muitas pessoas, a Uber é a mais utilizada e conhecida pelo melhor serviço de carro particular na cidade de São Paulo.

 

Referências

ALBRECHT, Karl. Revolução nos serviços: Como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Atlas, 1994.
BELK, Russel. Sharing. Journal of consumer research, v. 36, n. 5, p. 715-734, 2010.
BLACKWELL, Roger D; MINIARD, Paul W; ENGEL, James F. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
BOTSMAN, R; ROGERS, R. O que é meu é seu: Como o consumo coletivo está mudando o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
CRABBE, Margaret J; ACQUAAH, Moses. The determinants of service recovery in the retail industry. African Journal of Economic and Management Studies, Vol. 7 Iss 1 pp. 54–74, 2016.
GANSKY, Lisa. The Mesh: Why the Future of Business Is Sharing. New York: Portfolio Penguin, 2010.
HIRSCH, Paul M; LEVIN, Daniel Z. Umbrella advocates versus validity police: a life-cycle model. Organization Science. 10 (2), 199–212, 1999.
Jemielniak, D., 2014. Common Knowledge?:
KATZ, Vanessa. Regulating the sharing economy. University of California, Berkeley Technology Lax Journal. 2015. Disponível em: http://scholarship.law.berkeley.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2083&context=btlj Acessado em: 26/08/2017.
KOTLER, Phillip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2006.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2009.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MÖHLMANN, M. Collaborative consumption: determinants of satisfaction and The likelihood of using a sharing economy option again. Journal of Consumer Behaviour, 14 (3), 193–207, 2015.
MOREIRA, Daniel A. Pesquisa em administração: origens, usos e variantes do método fenomenológico. In: Encontro Nacional Da Associação Nacional dos Programas De Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 26, 2002, Salvador. Anais… Salvador: ANPAD, 2002.
MOWEN, John C; MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
PFITZER, M., BOCKSTETTE, V; STAMP, M. Innovating for shared value. Harvard Business Review, Vol. 91 No. 9, pp. 100-107, 2013.
SCHOR, Juliet. Debating the sharing economy. Great Transition Iniciative, 2014. Disponível em: http://greattransition.org/publication/debating-the-sharing-economy. Acesso em: 05/08/2017.
SCHUMPETER, Joseph A. Capitalism, Socialism and Democracy. Taylor & Francis e-Library: New York, 2003.
SOLOMON, M. O Comportamento do Consumidor: Comprando, Possuindo e Sendo. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SUNDARARAJAN, Arun. The sharing economy: the end of employment and the rise of crowd-based capitalism. Cambridge: The MIT Press, 2016.
VAN DEN POEL, Dirk; LARIVIERE, Bart. Customer attrition analysis for financial service using proportional hazard models. European Journal of Operational Research, Vol. 157 No. 1, pp. 196-217, 2004.
WANG, Eduard Shih-Tse; CHANG, Shu-Yu. Creating positive word-of-mouth promotion through service recovery strategies. Services Marketing Quarterly, Vol. 34 No. 2, pp. 103-114, 2013.
YANG, Shuai; SONG, Yiping; CHEN, Sixing; XIA, Xin. Why are customers loyal in sharing-economy services? A relational benefits perspective. Journal of Services Marketing, v. 31, n. 1, 2017.
YARAGHI, Niam; RAVI, Shamika. The Current and Future State of the Sharing Economy. Brookings India IMPACT Series No. 032017, March 2017.

Downloads

Publicado

2018-07-03