A BUSCA DA QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO NO CENTRO DE TELE ATENDIMENTO DO BANCO DELTA, NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Carlos Roberto Cano

Palavras-chave:

Clientes, atendimento e qualidade

Resumo

A relevância do atendimento com qualidade é demonstrado com objetividade neste artigo e no embasamento teórico dos autores pesquisados, tendo como resultado o foco da satisfação dos clientes. A qualidade do tele atendimento é o fator principal e relevante em relação ao cliente, pois é um objetivo de fidelidade criada para a empresa trazendo lucro ao longo e curto prazo para o banco.

O artigo inicia com a parte introdutória, depois apresenta a metodologia utilizada, e posteriormente é mencionado referente ao conceito da qualidade sendo extremamente relevante ao tema, e sobretudo a importância de uma gestão de qualidade desenvolvida pela empresa e que reflita para o interesse e a facilidade de procura do consumidor. Vale ressaltar que é feita uma abordagem sobre os serviços que foram desenvolvidos para prover a utilização da prestação de serviços procurada ao cliente.

Em termo de qualidade é ressaltado quais os fatores para proporcionar a mesma na realização de serviço. Por fim é demonstrada a aplicação do estudo de caso do Banco Delta, confrontando com a utilização e o resultado das pesquisas e teorias mencionadas, constando também as considerações finais, isto é a conclusão deste trabalho.

Em rigor, consideramos que o segmento bancário está cada vez mais evoluindo com aspectos tecnológicos, tal fato vem levando grande investimento na parte de tele atendimento.  

Biografia do Autor

Carlos Roberto Cano

Professor Mestre na Faculdade de Itaquaquecetuba – Facita

Referências

ALVAREZ, M. E. B. Administração da qualidade e da produtividade abordagens do processo administrativo. São Paulo: Atlas, 2011.
DEMING, W.E. Qualidade: A revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1990.
JOHNSTON, R., & Clark G. Administração de Operações de Serviço. São Paulo: Atlas, 2012.
LAS CASAS, A.L. Qualidade total em Serviços: Conceitos, Exercícios, Casos Práticos. São Paulo: Atlas,2019.
____________. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2019.
MAXIMIANO, A. C. A. et al. Iniciando os conceitos da qualidade total. São Paulo: Pioneira, 1994.
MOLLER, C. et al. O Lado Humano da Qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviço através do desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira, 1994.
OLIVEIRA, O. J. et al. Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Pioneira, 2014.
OLIVEIRA, S. L. de. Tratado de Metodologia Científica. Projetos de Pesquisa, TGI, TCG, Monografias, Dissertações e Teses. São Paulo: Pioneira, 2011.
PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2016.
REVISTA DELTA. Delta Notícias. São Paulo: 2018
SCOTT, Dru. Satisfação do cliente, a outra parte do seu trabalho: Qualidade em serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2011.
SHETH, J. N. Mittal, B. & Newman, B. Comportamento do cliente: Indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2011.
WHITELEY, R. C. A empresa totalmente voltada para o cliente: Do planejamento à ação. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

Downloads

Publicado

2020-04-05