AVALIAÇÕES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Palavras-chave:
Educação profissional, Ensino a distância, Avaliação, Resolução de problemasResumo
O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) promovem vários benefícios para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, especialmente na modalidade de ensino a distância (EAD). No entanto, avaliar o desempenho de discentes e cursos ministrados nesta modalidade adequadamente é um desafio a qualquer instituição que se proponha promover um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo é analisar como são realizadas as avaliações de um curso de graduação via EAD, visando a medição da performance dos alunos e a validade dos currículos. O método utilizado foi estudo de caso de uma instituição de ensino paulista e seus cursos na modalidade EAD e os resultados indicaram que, embora o uso das tecnologias de informação e comunicação ofereça oportunidades de melhoria na coleta de dados e análise dos mesmos, faz-se necessário elaborar avaliações significativas e capacitar docentes para atingir este objetivo.
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