PRINCIPAIS FORMAS DE ATAQUE E PREVENÇÃO À INFORMAÇÃO NO AMBIENTE DA INTERNET

Autores

  • Robson Antonio Moreira

Palavras-chave:

informação, internet, segurança da informação, information, information security

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a o valor da informação e, a importância da Segurança da Informação para organizações e pessoas que utilizam a rede mundial de computadores: a Internet. Atualmente, a informação é um ativo de altíssimo valor. Ela representa valor, e consequentemente, contribui diretamente para a geração de lucro, é possível afirmar então que a informação é um bem, um ativo da organização, e como tal deve ser preservado e protegido como os demais bens.  A indisponibilidade da informação traz prejuízos financeiros para as empresas e podem causar danos irreparáveis as pessoas. Diante dessa realidade é extremamente necessário ter conhecimento das ameaças e vulnerabilidades que todos sofrem quando acessam a Internet. No ano de 2015 mais de 3,2 bilhões de pessoas compartilharam e tiveram acesso às informações através desse ambiente. O acesso à informação é cada vez maior e mais fácil a todos. Por esta razão, a prevenção é a melhor forma de proteção. Conhecer como os atacantes, os famosos “hacker” e sua maneira de agir facilita a proteção, minimiza os ataques e mitigando as vulnerabilidades.  O Artigo apresenta as principais modalidades de ataques utilizadas através da Internet e, as medidas de segurança indispensáveis para obter segurança. Conclui-se que a utilização e compartilhamento de mecanismos de segurança são extremamente úteis e relevantes para todos da sociedade.

 

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, NBR ISO/IEC 27002 – Tecnologia da Informação. Técnicas de Segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro, 2005.

BRASILEIRO, A. M. M. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.

CAMPOS. A. Sistema de segurança da informação: controlando os riscos. 3. ed. Florianópolis: Visual Books, 2014.

CERT - CENTRO DE ESTUDOS, RESPOSTAS E TRATAMENTO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA NO BRASIL. Tipos de Ataques Reportados ao CERT.BR. Disponível em: < http://www.cert.br/stats/incidentes/2015-jan-dec/tipos-ataque-acumulado.html> Acesso em: 06 set 2016.

COMPTIA. Full Report CompTIA 2016 channel security vfinal. Disponível em <https://www.comptia.org/resources/security-in-the-it-channel?c=34300> Acesso em: 26 ago. 2016.

FERREIRA, F. N. F. Segurança da Informação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2003.

INTERNET.ORG. A Report on Global Internet Access. Disponível em <https://fbnewsroomus.files.wordpress.com/2016/02/state-of-connectivity-2015-2016-02-21-final.pdf> Acesso em: 06 out 2016.

KIM, D.; SOLOMON, M. G. Fundamentos de segurança em sistemas de informação. Tradução Daniel Vieira; Rio de Janeiro: LTC, 2014.

O’BRIEN, J. A; MARAKAS, G. M. Administração de Sistemas de Informação. Tradução Rodrigo Dubal; revisão técnica: Armando Dal Colleto. – 15. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013

PONTES, E. Políticas e normas para segurança da informação Rio de Janeiro: Brasport, 2012.

STAIR, R. M; REYNOLDS, G. W. Princípios de Sistemas de Informação. Tradução Noveritis do Brasil. 11. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

WORLD BANK. World Bank Group. World Development Report 2016 APP. Disponível em <http://www.worldbank.org/en/publication/wdr2016> Acesso em 25 ago. de 2016

Downloads

Publicado

2018-04-06