REFLEXÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS

Autores

  • Danilo Rodrigues Zajac

Palavras-chave:

Administração escolar, Comunidade escolar, Educação, Gestão democrática, Democratic Management, Education, School administration, School community

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a gestão democrática nas escolas, através de uma revisão da literatura pautada em observar os aspectos que a definem, identificando eventuais entraves na sua implantação e a sua relevância no processo de ensino aprendizagem. O conceito de uma gestão voltada à comunidade permite que pais, alunos e todo o corpo docente participem da administração da escola, que geralmente fica a cargo apenas dos coordenadores e diretores. Dessa forma, é possível trabalhar conceitos democráticos que permitem o exercício da cidadania e consolidam o ser social, que na sociedade atual costuma ser substituído pelos valores de competitividade e concorrência. A relevância de uma gestão democrática no ambiente escolar é tão expressiva, que pode permitir, tanto no setor público, quanto no privado, uma revolução a nível curricular, enquadrando as realidades locais dentro do espaço acadêmico, reinventando os projetos político-pedagógicos das escolas e atribuindo uma visão de educação pautada na autonomia e no aprimoramento das competências e habilidades dos alunos, que irão propiciar a eles um posicionamento mais crítico acerca dos problemas e anseios que permeiam a sociedade contemporânea.

 

Referências

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Publicado

2018-04-06