REFLEXÕES E DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Administração escolar, Comunidade escolar, Educação, Gestão democrática, Democratic Management, Education, School administration, School communityResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a gestão democrática nas escolas, através de uma revisão da literatura pautada em observar os aspectos que a definem, identificando eventuais entraves na sua implantação e a sua relevância no processo de ensino aprendizagem. O conceito de uma gestão voltada à comunidade permite que pais, alunos e todo o corpo docente participem da administração da escola, que geralmente fica a cargo apenas dos coordenadores e diretores. Dessa forma, é possível trabalhar conceitos democráticos que permitem o exercício da cidadania e consolidam o ser social, que na sociedade atual costuma ser substituído pelos valores de competitividade e concorrência. A relevância de uma gestão democrática no ambiente escolar é tão expressiva, que pode permitir, tanto no setor público, quanto no privado, uma revolução a nível curricular, enquadrando as realidades locais dentro do espaço acadêmico, reinventando os projetos político-pedagógicos das escolas e atribuindo uma visão de educação pautada na autonomia e no aprimoramento das competências e habilidades dos alunos, que irão propiciar a eles um posicionamento mais crítico acerca dos problemas e anseios que permeiam a sociedade contemporânea.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1988.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
FERREIRA, N. S. C.. Gestão Democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GENTILI, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MORIN, E. Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2001.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica.17 ed. São Paulo: Cortez, 2016.