STARTAPP
UM SISTEMA CROWDSOURCING PARA PROJETOS ACADÊMICOS
Palavras-chave:
crowdsourcing, gamificação, gestão de processos, sistema web, gamification, process management, web systemResumo
A proposta de um sistema de crowdsourcing, ou seja, colaboração coletiva, na área acadêmica tem o foco de expor projetos, com intuito de buscar recursos, bem como criar visualização de projetos acadêmicos usando a colaboração de pessoas interessadas, tanto pessoas capacitadas a desenvolver algo específico (programação, documentação, design), quanto pessoas que tenham vontade de colaborar por algum outro motivo. Desta forma, é possível criar um portfólio de projetos com todos os envolvidos, permitindo a estas pessoas demonstrarem suas experiências e habilidades. Esta pesquisa propõe também o uso da gamificação que por definição promove o engajamento de pessoas através de mecânicas utilizadas em jogos com intuito de resolver problemas e motivar ações voluntárias em ambientes diferentes do entretenimento. Tal necessidade foi detectada em um ambiente institucional onde vários projetos acontecem, porém pela falta de divulgação e não compartilhamento das ideias, torna-se difícil a alocação de pessoas e recursos materiais para sua finalização. Para minimizar os problemas de falta de comunicação, divulgação dos projetos, disponibilidade de recursos, dentre outros, apresenta-se aqui a implementação de um sistema web a fim de atender esta interação entre pessoas no ambiente acadêmico voltada ao desenvolvimento de projetos.
Referências
FERREIRA, Aurélio. Dicionário da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GAMIFICATION, INC. Como reinventar empresas a partir de jogos. Ysmar Vianna [et al.]. — 1. ed. – Rio de Janeiro: MJV Press, 2013.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 1, jan./mar. 2000.
HAMMER, Michael. Mais rápido, barato e melhor: determine o sucesso dos negócios alinhando processos organizacionais à estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
HOWE, Jeff. Crowdsourcing: Why the Power of the Crowd Is Driving the Future of Business. Paperback – September 15, 2009. Disponível em: https://www.amazon.com/Crowdsourcing-Power-Driving-Future-Business/dp/0307396215. Acesso em: 20/08/2016.
MALHORTA, Yogesh. Business process redesign: an overview. S.l.: Brint Research Institute, 1998.
MCGONIGAL, Jane. A Realidade em Jogo: porque os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Editora Best Seller. 2012. 378 p.
PRADELLA, S.; FURTADO, J.C. Gestão de Processos da Teoria à Prática. São Paulo: Atlas, 2012.
ZIMMERMAN, Eric; SALEN, Katie. Rules of Play: Game Design Fundamentals. The MIT Press Cambridge, Massachusetts London, England. 2004. Disponível em: https://gamifique.files.wordpress.com/2011/11/1-rules-of-play-game-design-fundamentals.pdf. Acesso em: 20/07/2016.