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UM SISTEMA CROWDSOURCING PARA PROJETOS ACADÊMICOS

Autores

  • Enrich Parmejano Dias
  • Paulo Matsumoto dos Reis
  • Vanessa Nogueira Silva
  • William Carvalho Noronha
  • Silvia Maria Farani Costa

Palavras-chave:

crowdsourcing, gamificação, gestão de processos, sistema web, gamification, process management, web system

Resumo

A proposta de um sistema de crowdsourcing, ou seja, colaboração coletiva, na área acadêmica tem o foco de expor projetos, com intuito de buscar recursos, bem como criar visualização de projetos acadêmicos usando a colaboração de pessoas interessadas, tanto pessoas capacitadas a desenvolver algo específico (programação, documentação, design), quanto pessoas que tenham vontade de colaborar por algum outro motivo. Desta forma, é possível criar um portfólio de projetos com todos os envolvidos, permitindo a estas pessoas demonstrarem suas experiências e habilidades. Esta pesquisa propõe também o uso da gamificação que por definição promove o engajamento de pessoas através de mecânicas utilizadas em jogos com intuito de resolver problemas e motivar ações voluntárias em ambientes diferentes do entretenimento. Tal necessidade foi detectada em um ambiente institucional onde vários projetos acontecem, porém pela falta de divulgação e não compartilhamento das ideias, torna-se difícil a alocação de pessoas e recursos materiais para sua finalização. Para minimizar os problemas de falta de comunicação, divulgação dos projetos, disponibilidade de recursos, dentre outros, apresenta-se aqui a implementação de um sistema web a fim de atender esta interação entre pessoas no ambiente acadêmico voltada ao desenvolvimento de projetos.

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Publicado

2018-04-06