ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE MARKETING DIGITAL EM UMA REDE SOCIAL

Autores

  • Elizabeth Reyna Colque
  • José Abel de Andrade Baptista
  • Célia Viderman Oliveira

Palavras-chave:

Marketing, Marketing Digital, Redes Sociais, Facebook, Redes Sociales

Resumo

O Facebook é uma ferramenta poderosa para o marketing e o relacionamento de empresas com os seus clientes, deixando de ser apenas um ambiente de interação online entre amigos e familiares. Esta rede social se tornou um meio de comunicação empresarial, pois permite que consumidores tenham a oportunidade de conferir em qualquer lugar as novidades e a possibilidade de interagir com a marca por meio de opiniões e sugestões. O objetivo deste estudo é apresentar às micro e pequenas empresas uma forma eficaz de usar o Facebook como ferramenta de marketing e possibilitar que as mesmas possam analisar as suas ações na rede social e, se necessário, melhorar o seu desempenho com a aplicação das estratégias sugeridas. A importância do estudo do tema se deve ao fato de que muitas empresas atuam com falta de profissionalismo, se comunicam de forma incorreta e não publicam conteúdos interessantes para os seus clientes.  O objeto de estudo deste artigo é a empresa Para Arrasar, um loja virtual de artigos femininos, e a partir da análise da sua fanpage busca-se apresentar e avaliar as suas ações na rede social, e mostrar que empresas que divulgam conteúdos de qualidade e mantêm bom relacionamento virtual aproveitam melhor os benefícios proporcionados pelo Facebook.

 

Referências

GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a Edição do Novo Milênio. 10ª Edição. São Paulo: Ed. Prentice Hall, 2000.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de Serviços. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2006.

ORSOLI, Felipe. Marketing no Facebook. Disponível em: <http://www.sebraepr.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae%20PR/Arquivos%20gratuitos/ebook_cap%204%20mkt%20no%20Facebook.pdf >. Acessado em 8 de ago. de 2016.

PERON, Allan. Facebook Marketing 2016. Disponível em: <http://www.allanperon.com.br/wp-content/uploads/2016/05/allan-peron-infografico-facebook-marketing-2016-alta-resolucao.png>. Acessado em 2 de out. de 2016.

PORTO, Camila. Facebook Marketing: Tudo que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo. São Paulo: Novatec, 2014.

PORTO, Camila. Métricas básicas do Facebook: dicas do que você pode mensurar. Publicado em: 2016. Disponível em: <http://www.camilaporto.com.br/2013/07/23/metricas-basicas-do-facebook-dicas-do-que-voce-pode-mensurar/>. Acessado em 27 de set. de 2016.

RAMASWAMY, Sridhar. A Revolução dos Micro-Momentos: como eles estão mudando as regras. Publicado em 2015. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/how-micromoments-are-changing-rules.html>. Acessado em 9 de jul. de 2016.

SALGADO, Eduardo. Kotler diz o que faria se estivesse começando hoje. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1070/noticias/kotler-por-kotler>. Acessado em 28 de ago. de 2016.

SECOM. Pesquisa Brasileira de Mídia 2015. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2015.pdf>. Acessado em 8 de jul. de 2016.

SOUTO, Rodrigo. Como conseguir mais curtidas na sua página do Facebook. Publicado em 2016. Disponível em: <http://br.hubspot.com/blog/como-conseguir-mais-curtidas-na-sua-pagina-do-facebook>. Acessado em 08 de out. de 2016.

TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais. 2ª edição. São Paulo: M. Books, 2011.

TORRES, Cláudio. Guia Prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na internet. Disponível em: <http://www.cairu.br/biblioteca/arquivos/Marketing/Marketing_Internet_TORRES.pdf>. Acessado em 25 de jun. de 2016.

VALLE, Alberto. Marketing no Facebook para Pequenas Empresas. Publicado em 2016. Disponível em: < http://www.academiadomarketing.com.br/marketing-no-facebook-para-pequenas-empresas>. Acessado em 08 de out. de 2016.

WB WEB - Marketing Digital. Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital. Publicado em 2016. Disponível em: <http://wbweb.com.br/blog/339-marketing-tradicional-x-marketing-digital.html>. Acessado em 28 de ago. 2016.

Downloads

Publicado

2018-04-06