DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO BOOKMARK
Palavras-chave:
Software, BookMark, Leitura, Escrita, Rede social, application, bookmark, Reading, writersResumo
A leitura é um meio de adquirir e transmitir conhecimentos desde muito antes da invenção do papel ou da impressão. Existem leitores para todo tipo de gênero literário, para estudo ou entretenimento, de todas as classes e gêneros, mas ainda não é uma parcela tão significativa da população. A proposta deste projeto é desenvolver uma aplicação que facilite e incentive a leitura, por meio do compartilhamento das informações sobre as experiências literárias dos outros usuários e que auxilie e divulgue escritores amadores bem como a possível utilização da mesma como rede social. O desenvolvimento da aplicação BookMark se justifica pela contribuição que o grupo busca trazer para a leitura e a escrita, tendo em vista que a aplicação tem o intuito de trazer o hábito da leitura para o público que ainda não o possui, e também viabilizar ao público já leitor trocarem experiências e indicações de suas obras favoritas. Outro propósito é utilizar a aplicação como forma de aproximação dos novos escritores com dois públicos, a fim de auxiliá-lo na disponibilização do seu material inédito e ter um feedback dos leitores que utilizaram a aplicação BookMark.Foi escolhida uma pesquisa recente de um instituto tradicional para nos auxiliar a compreender a situação da leitura no território brasileiro. A lei de direito autoral foi analisada e levada em conta durante o desenvolvimento, para respaldar o autor do seu direito.
Referências
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm/>. Acesso em: 25 de jun. 2016.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 4º edição - 2015. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/index.php/atuacao/25-projetos/pesquisas/3900-pesquisa-retratos-da-leitura-no-brasil-48/>. Acesso em: 25 de jun. 2016.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software: Uma abordagem profissional. 7. ed. São Paulo: AMGH Editora, 2011.