A SEGMENTAÇÃO DO MERCADO CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA

UM ESTUDO DE CASO DE UMA MARCA DE SUCOS

Autores

  • Nadia Ludmila Menzinger
  • Roberto Padilha Moia
  • Clayton Pedro Capellari
  • Telma Regina Bueno

Palavras-chave:

Segmentação de mercado, marca, posicionamento, Market segmentation, brand, positioning

Resumo

O desenvolvimento de uma nova marca no mercado pode ser potencializado a partir da segmentação desse mercado, onde as empresas possam encontrar públicos específicos para posicionarem suas marcas. Esse artigo trata da relação da marca de uma bebida com o público-alvo escolhido. O estudo, de caráter qualitativo, teve como objetivo investigar se uma empresa ao desenvolver uma marca consegue uma maior taxa de aceitação, trabalhando um segmento de mercado já existente, oferecendo um produto diferenciado para que possa ter um melhor posicionamento de mercado.  Ao final, pode-se verificar que a empresa de sucos escolhida para o estudo conseguiu um posicionamento estratégico no mercado em que atua.

Referências

AAKER, David A. Construindo marcas fortes. Bookman Editora, 2007.

BERRIGAN, John; FINKEINER, Carl. Marketing de segmentação: como sustentar a vantagem competitiva através da segmentação de mercados. 1994.

GENGUINI, Cinthia et al. Lovemarks e as estratégias de fidelização da marca Sucos do Bem. Lovemarks and the strategies of brand loyalty from Sucos do Bem.

GIGLIO, Ernesto Michelangelo. Comportamento do Consumidor 4a ed. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2011.

GRAHAM, Hooley J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de Marketing e posicionamento competitivo. 2011.

KAPFERER, Jean-Noel. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Trad. Arnaldo Ryngelblum. 2003.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2012.

LAS CASAS, Alexandre L.; GARCIA, M. T. Diferenciação e inovação em marketing. São Paulo: Saraiva, 2007.

NASIOPOULOS, Dimitrios K. et al. Modeling of market segmentation for new IT product development. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTEGRATED INFORMATION (IC-ININFO 2014): Proceedings of the 4th International Conference on Integrated Information. AIP Publishing, 2015. p. 51-59.

PETER, J. Paul; CHURCHILL JR, Gilbert A. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2012.
PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2013.

SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica, prática. Pioneira Thomson Learning, 2009.

SOLOMON, Michael. Comportamento do Consumidor–Comprando, possuindo e sendo. São Paulo: Bookman, 5ª edição, 2006.

Downloads

Publicado

2018-04-06