O LÍDER HUMANIZADO:

CONDUTAS QUE CONSISTEM NO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Autores

  • Rodrigo Médici Cândido
  • Paloma Zillig Reimberg

Palavras-chave:

Líder, Equipe, Liderança, Líder humanizado, Leader, Team, Leadership, Humanized leader

Resumo

A era da informação e do conhecimento invade o cotidiano das organizações, movendo-as da zona de conforto, onde a globalização e a evolução tecnológica trazem informações instantâneas, diversificadas e mutáveis, tornando a competição bem mais imprevisível e acirrada. Contudo, estudos apontam que mesmo vivenciando uma era tecnológica, o foco está no capital humano e, sobretudo, na liderança humanizada, destacada como diferencial competitivo. O líder humanizado não pensa somente no lucro, mas no bem estar de sua equipe, motivando-a, engajando-a, desenvolvendo um clima organizacional positivo e valorizando o capital humano. Este artigo tem como objetivo analisar a importância do líder, que ocupa cargo estratégico na organização e os impactos que suas condutas humanizadas geram na equipe de trabalho na busca por resultados, comprometimento, produtividade e, consequentemente, lucratividade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de material publicado em livros e artigos. Verificou-se que a existência de líderes humanizados, aqui exemplificados nas personas de Márcio Fernandes, CEO da Elektro, Bob Chapman, presidente e CEO da St. Louis, MO-based Barry-Wehmiller e Ricardo Frank Semler, sócio da SEMCO S/A, e o desenvolvimentos de novos líderes humanizados tende a dominar o cenário coorporativo, ou no mínimo, sobressair-se dentro das organizações, pois ele consegue olhar para o lado humano como meio de alcançar os resultados almejados.

Biografia do Autor

Rodrigo Médici Cândido

Especialista em gestão financeira. Docente da Fatec Sebrae

Paloma Zillig Reimberg

Especialista em liderança organizacional. 

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Publicado

2018-07-02