A IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESTRATÉGICO NA GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL
Palavras-chave:
marketing estratégico, gestão esportiva, futebolResumo
O artigo tem como objetivo compreender a importância da modificação de estrutura organizacional dos clubes de futebol no Brasil e a estruturação do marketing como fonte de reprodução da marca para o mercado, identificar quais pontos são essenciais para uma transformação sólida na estrutura de governança. Neste caso, será relatado quais são as propostas encontradas, através de pesquisa bibliográfica para mudanças na gestão do São Paulo Futebol Clube e se os mesmos correspondem a uma realidade de gestão do esporte, apontando a utilização do marketing estratégico como ferramenta para as decisões de longo prazo da marca. O estudo ainda apresentará uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de detectar aspectos de vital importância para a organização e obter uma ótica das medidas realizadas pela instituição.
Referências
CASARES, Júlio. Entrevista concedida a Everton Santos da Costa. São Paulo, 2 Dez. 2017.
ESPN, 2017 Disponível em:<http://espn.uol.com.br/noticia/691384_tv-despeja-r-24-bilhoes-para-clubes-faturarem-como-nunca-e-irem-na-contramao-do-pais-em-2016.> acesso em 31/08/2017 às 12:31.
FERRELL, C. O.; HARTLINE, M.D.; LUCAS J.R. et al. Estratégia de Marketing. São Paulo: Atlas, 2000.
IDIOMAS RIO, 2017 Disponível em:< idiomasrio.com.br/os-10-esportes-mais-praticados-no-brasil/. Acesso em 12/11/2017 às 13:30.
ITAU, 2017, Disponível em<:www.itau.com.br/_arquivosestaticos/itauBBA/contents/common/docs/Analise_dos_Clubes_Brasileiros_de_Futebol_Itau_BBA_2017.pdf
Acesso em 30/11/17 às 11:22.
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradu-ção Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Phillip. Administração de Marketing. 6. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
LOBATO, D. M et al. Estratégia de empresas. 9 Ed. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
MAXIMINIANO, A. C. A., Introdução a administração. 2. ed. Atlas, São Paulo: 1985.
MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, 2017, Disponível em <:www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2014/1/25/1930-e-1935-conheca-e-entenda-a-historia-do-tricolor/. Acesso em 20/11/2017
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, 2017, Disponível em<:www.saopaulofc.net/o-clube/transparencia/. Acesso em: 15/11/2017
UNIVERSIDADE FUTEBOL, 2017, Disponível em<:universidadedofutebol.com.br/gosto-de-esportes-mas-estou-realmente-preparado-para-ser-um-bom-gestor-esportivo/
Acesso em 30/11/17 às 11:26.
VERGARA, Sylvia Constant.8. ed. São Paulo: Atlas 2007
YANNAKIS, A. Some contributions of sport sociology to the marketing managent. Dallas, TX: Business Publications, Inc., 1989.