A IMPORTÂNCIA DO MARKETING ESTRATÉGICO NA GESTÃO DOS CLUBES DE FUTEBOL DO BRASIL

Autores

  • Everton Santos da Costa
  • Renato Silva de Oliveira
  • Isabel Cristina Mota

Palavras-chave:

marketing estratégico, gestão esportiva, futebol

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender a importância da modificação de estrutura organizacional dos clubes de futebol no Brasil e a estruturação do marketing como fonte de reprodução da marca para o mercado, identificar quais pontos são essenciais para uma transformação sólida na estrutura de governança. Neste caso, será relatado quais são as propostas encontradas, através de pesquisa bibliográfica para mudanças na gestão do São Paulo Futebol Clube e se os mesmos correspondem a uma realidade de gestão do esporte, apontando a utilização do marketing estratégico como ferramenta para as decisões de longo prazo da marca. O estudo ainda apresentará uma pesquisa qualitativa, com a finalidade de detectar aspectos de vital importância para a organização e obter uma ótica das medidas realizadas pela instituição.

Biografia do Autor

Everton Santos da Costa

Graduando do curso de Gestão Empresarial

Renato Silva de Oliveira

Graduando do curso de Gestão Empresarial

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Publicado

2018-07-02