AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PRÁTICA DE DOCENTES DO ENSINO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Alessandra Martins Souza

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Metodologias Ativas

Resumo

O presente artigo tem como objeto de investigação a formação docente e a constituição dos saberes e fazeres dos professores do Ensino Profissional (EP), para o uso de metodologias ativas (MA) em sala de aula, de forma a pesquisar sobre a constituição dos saberes e fazeres docentes desses profissionais, para a utilização de MA. Para isso, esse artigo procura relatar a experiência em sala de aula em uma Escola Técnica (ET), localizada no munícipio de São Paulo e mantida pelo Centro Paula Souza (CPS). A fundamentação teórica foi baseada em autores que tratam da construção dos saberes teóricos e práticos dos professores A relevância desta pesquisa relaciona-se à importância que se tem dado nas últimas décadas ao EP, como propulsor da formação do trabalhador capaz de atender às exigências do mercado de trabalho. Sob esse contexto, do professor de EP são exigidos saberes que deem conta de propor métodos de trabalho que privilegiem o refletir, o posicionamento crítico, a autonomia e a busca pelo conhecimento, fatores fundamentais no mundo do trabalho. Contudo, a formação de professores para atuar no EP é fundamentada na crença de que os saberes e fazeres docentes necessários para a atuação são aqueles adquiridos no cotidiano do trabalho e da produção, não havendo a necessidade de uma formação científica. Em consequência, as práticas desses professores configuram-se, muitas vezes, como não intencionais, improvisadas, empíricas e dependentes da tentativa e erro e de fórmulas já testadas por outros professores.

Biografia do Autor

Alessandra Martins Souza

Mestre em Educação, pela PUC/SP. Docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

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Publicado

2018-07-02