A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA ERA DO REAL-TIME MARKETING

Autores

  • Lucas Kim Shibata
  • Roberto Padilha Moia
  • Clayton Pedro Capellari

Palavras-chave:

Mídia, Real-time Marketing, B2B, Cultura da convergência, Media, culture of convergence

Resumo

O presente artigo visa discorrer sobre a cultura da convergência, funcionamento das mídias tradicionais com a entrada da mídia interativa, mostrando como o consumidor vem reagindo aos estímulos do Real-time Marketing (marketing em tempo real), e por consequência, o impacto existente do B2B, frente as formas de comunicação. Para atender o objetivo foi realizada uma pesquisa com dados secundários, a qual levantamos as informações referentes a mais de 5 empresas. Podemos concluir com esse estudo que as empresas estão atingindo melhores resultados com a utilização de estratégias que interage com o consumidor em tempo real.

Referências

Katar Ibope Media, “Twitter TV Ratings 15/08/2016 a 21/08/2016”. Disponível em: < www.kantaribopemedia.com/kttr-type/kantar-twitter-tv-ratings-1508-a-210816>. Acesso em: 30/08/2016
Google Brasil, “Comportamento do consumidor multiplataforma”. Disponível em: <https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/research-studies/comportamento-consumidor-multiplataforma.html>. Acesso em 30/08/2016.
BERGER, Jonah. Contágio. Por que as coisas pegam? 1 ed. Rio de Janeiro. Editora LeYa, 2014.
Druker, Peter apud What Gets Mesure Gets Done. Disponível em: <swspit-crew.com/articles/What%20Gets%20Measured%201106.pdf>. Acesso em: 04/07/2017.
JENKINS, Cultura da convergência. 2. Ed. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
Uol. Masterchef lidera comentários no Twitter. Disponível em: < entretenimen-to.band.uol.com.br/masterchef/2016/noticias/100000820362/masterchef-brasil-lidera-coment%E1rios-no-twitter.html>. Acesso: 05/11/2016.
ABooh. ABOOH lança campanha publicitária para mostrar força do setor. Disponível em: < abooh.com.br/abooh/abooh-lanca-campanha-publicitaria-para-mostrar-forca-do-setor2/>. Acesso em: 04/07/2017.
Google. Omni-channel shoppers an emerging retail reality. Disponível em: < www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/articles/omni-channel-shoppers-an-emerging-retail-reality.html>. Acesso em 05/02/2017.
E-consultancy. Google Adwords, new metric helps measure in store conversion. Dis-ponível em: <econsultancy.com/blog/65923-google-adwords-new-metric-helps-measure-in-store-conversion/>. Acesso em: 06/03/2017.

Downloads

Publicado

2018-07-02