ABDUZINDO AIRBNB E UBER PARA EXPLICAR/CONCEITUAR OS SEUS PROCESSOS INOVADORES

Autores

  • Marcelo T. Okano

Palavras-chave:

Uber, AirBnB, economia compartilhada, plataformas, negócios, shared economy, platforms, business

Resumo

A idéia deste artigo surgiu durante as pesquisas sobre plataformas de negócios digitais, grande parte dos artigos era exemplificada com o Uber e AirBnB, dois fenômenos de popularidades nos aplicativos moveis em diversos países e pesquisados em diversas áreas do conhecimento. Isto despertou a curiosidade de querer saber como os pesquisadores estão classificando estes fenômenos e quais as áreas de estudo. O objetivo deste trabalho de pesquisa foi explicar/conceituar os novos conceitos que usam  os aplicativos moveis como o Uber e AIRBnB com o objetivo de obter valores. Além do método abdutivo, foram utilizadas  bibliometria, revisão sistemática e análise de conteúdo. Espera-se com o resultado desta revisão da literatura que outros trabalhos sobre os temas aqui pesquisados possam ser desenvolvidos.

Biografia do Autor

Marcelo T. Okano

Mestre em Administração, Doutorando em Administração na FGV/EAESP, Doutor em Engenharia de Produção, Pós-doutorado em Engenharia de Produção (SCM e TI) na FEG-UNESP e Pós-doutorado em Engenharia de Produção (Inovação e Empreendedorismo) na PPGEP-UNIP.

Referências

Allenm, D. & Berg, C. The sharing economy: How over-regulation could destroy ... Re-trieved April 20, 2015, from https://ipa.org.au/publications/2312/the-sharing-economy-how-over-regulation-could-destroy-an-economic-revolution. 2014
AMARAL, Roniberto M. et al. Uma visão da produção científica nos Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção através da Bibliometria. 2004. Artigo. XXIV En-contro Nacional de Engenharia de Produção. Florianópolis, SC
Bardin, L. Análise de conteúdo. São Paulo. 70 Edições. 2011
Belk, R. Why not share rather than own?. The Annals of the American Academy of Po-litical and Social Science, 611, 126-140. 2007
Böckmann M. The Shared Economy: It is time to start caring about sharing; value creat-ing factors in the shared economy[J]. University of Twente, Faculty of Management and Governance, 2013.
Business Platforms. FUJITSU Sci. Tech. J, v. 53, n. 1, p. 67-70, 2017.
CHEW, Eng K. Digital Organizations of the Future. in Transition, p. 13, 2015.
Frenken, K., Meelen, T., Arets, M., Van de Glind, P. Smarter Regulation for the Sharing Economy. The Guardian. 2015
Gansky, L. The mesh: Why the future of business is sharing. Penguin. 2010
IANSITI and LEVIEN, 2004. M. Iansiti, R. Levien Strategy as ecology, Harvard Busi-ness Review, Recuperado de (2004) https://hbr.org/2004/03/strategy-as-ecology/ar/1

ITÄLÄ, Timo. Digital Business and Platforms. in Transition, p. 50. 2016.
L. Zekanovic-Korona and J. Grzunov, "Evaluation of shared digital economy adoption: Case of Airbnb," 2014 37th International Convention on Information and Communica-tion Technology, Electronics and Microelectronics (MIPRO), Opatija, 2014, pp. 1574-1579.
LEITE, Francisco. Raciocínio e procedimentos da Grounded Theory Construtivista. Questões Transversais-Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 3, n. 6, 2016.
Orsi, J. The Sharing Economy Just Got Real - Shareable. Retrieved October 17, 2017, from http://www.shareable.net/blog/the-sharingeconomy-just-got-real. 2013.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica e filosofia. São Paulo: Cultrix, Editora Universi-dade de São Paulo, 1975.
SAKUDA, L. O. Plataformas como novo tipo de governança de cadeias globais de va-lor: estudo na indústria de jogos digitais. Doctoral Thesis, Escola Politécnica, Univer-sity of São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.3.2016.tde-18082016-132259. Retrieved 2017-10-15, from www.teses.usp.br. 2016
Tae Hyup Roh, The Sharing Economy: Business Cases of Social Enterprises Using Collaborative Networks, In Procedia Computer Science, Volume 91, Pages 502-511, 2016
TARAPANOFF, K.; MIRANDA, D. M.; ARÁUJO JÚNIOR, R. H. Técnicas para tomada de decisão nos sistemas de informação. Brasília: Thesaurus, p.86, 1995.
Van Alstyne, M. W., Parker, G. G., & Choudary, S. P. Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. Harvard Business Review, 94(4), 54-62. 2016
VENKATRAMAN, N. Venkat et al. Theorizing digital business innovation: platforms and capabilities in ecosystems. 2014.
WAN, X.; CENAMOR, J.; PARKER, G.; VAN ALSTYNE, M. Unraveling Platform Strate-gies: A Review from an Organizational Ambidexterity Perspective. Sustainability 2017, 9, 734.
Xuemei Wu, Qiang Zhi, Impact of Shared Economy on Urban Sustainability: From the Perspective of Social, Economic, and Environmental Sustainability, In Energy Proce-dia, Volume 104, 2016, Pages 191-196
YOSHIDA, Kiminori. Development and Promotion of Application Technologies for Digi-tal
Zervas, G., Proserpio, D., & Byers, J. (2015). A First Look at Online Reputation on Airbnb, Where Every Stay is Above Average. Where Every Stay is Above Average (Ja-nuary 23, 2015).

Downloads

Publicado

2018-07-02