INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS NA DECISÃO DE COMPRA

Autores

  • Fabiane Sutiak Paulon
  • Alexander Homenko

Palavras-chave:

Creators, Comportamento do consumidor, Youtubers, Influenciadores. Webcelebridades

Resumo

Motivados pela recente popularidade dos canais do YouTube como mídia de marketing digital, com este estudo buscamos verificar a influência dos anúncios feitos por Youtubers em seus canais sobre o processo de decisão de compra de seus seguidores e consequentemente, sobre o comportamento do consumidor que integra esse público. Partimos dos insights levantados na fase exploratória da pesquisa com uma empresa contratante desse tipo de anúncio e com alguns Youtubers e prosseguimos com entrevistas em campo, realizadas durante um evento promovido para o público que acompanha esses influenciadores que surgiram no YouTube.

Referências

Impressas
BABIN, Barry J.; MILLER, Erika. CCONS. 1ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. 1ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
LINDSTROM, MARTIN. A lógica do consumo – Verdades e mentiras sobre por que compramos. 1ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing – Uma orientação aplicada. 6ª edi-ção. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Eletrônicas
NANCY ASSAD. A força dos influenciadores digitais. 2016. Disponível em <http://nancyassad.com.br/forca-dos-influenciadores-digitais>. Acesso em: agosto, 2016.
MEIO E MENSAGEM. Marcas escalam YouTubers na Rio 2016. 2016. Disponível em <http://olimpiadas.meioemensagem.com.br/2016/08/19/marcas-escalam-youtubers-na-rio-2016>. Acesso em: agosto, 2016.
SALA 33. Novos formadores de opinião: O fenômeno Youtuber. 2016. Disponível em <http://jornalismojunior.com.br/sala33/novos-formadores-de-opiniao-o-fenomeno-youtuber>. Acesso em: agosto, 2016.
ESTADÃO. "Youtubers" viram estrelas das marcas. 2015. Disponível em <http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,youtubers-viram-estrelas-das-marcas,1811009>. Acesso em: agosto, 2016.
MUNDO DO MARKETING. A força dos influenciadores digitais. 2016. Disponível em <https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/digital/36010/a-forca-dos-influenciadores-digitais.html>. Acesso em: agosto, 2016.
Exame. A internet está matando a televisão aberta, aponta estudo. Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/a-internet-esta-matando-a-televisao-aberta-aponta-estudo/. Acesso em novembro de 2016.
Suporte Google. Regulamentação e Restrição de idade. Disponível em: https://support.google.com/plus/answer/1350409?hl=pt-BR. Acesso em novembro de 2016.
Época. Livros de youtubers viraram a grande aposta do mercado editorial. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2016/08/livros-de-youtubers-viraram-grande-aposta-do-mercado-editorial.html. Acesso em agosto de 2016.
Falando em Literatura. YOUTUBERS: PRIMEIRA, SEGUNDA E GERAÇÃO ZERO. Disponível em: https://falandoemliteratura.com/2015/09/28/youtubers-primeira-segunda-e-geracao-zero/. Acesso em agosto de 2016.

Downloads

Publicado

2018-07-02